x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 24

acessos 56.081

Como abrir uma MEI

Tatiany Saleti Pires Barboza

Tatiany Saleti Pires Barboza

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 01:57

Boa Noite Sidnei,

Considera-se MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 36.000,00 e que seja optante pelo Simples Nacional.
Lei complementar nº 128 de 19 de dezembro de 2008.

Resolução 58 regulamentou o capítulo da Lei complementar nº 128/08 que criou o Empreendedor Individual, figura jurídica que entra em vigor dia 1º de julho de 2009.

A formalização é feita pela internet no endereço no endereço https://www.portaldoempreendedor.gov.br.

Há um considerável número de empresas contábeis espalhadas pelo Brasil que poderão realizar esse trabalho de graça. Para saber quem são essas empresas consulte a relação constante dos endereços no portal do empreendedor na Internet.

Lembre-se de que toda atividade a ser exercida, mesmo na residência, necessita de autorização prévia da Prefeitura que nesse caso será também de graça.

O SEBRAE é outro parceiro que oferecerá orientação de graça sobre a formalização.

Como a formalização é feita pela Internet, o CNPJ, o número de inscrição na Junta Comercial, no INSS e um documento de alvará que equivale ao alvará de funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento que deve ser impresso, assinado e encaminhado à Junta Comercial acompanhado de cópia da Identidade.

Lembre-se, também, de que é necessário conhecer as normas da Prefeitura para desenvolver o seu negócio, seja ele qual for. Não se registre se não estiver dentro dos requisitos municipais, principalmente em relação à possibilidade de atuar naquele endereço.

Espero ter ajudado

LUCIANA BONITO

Luciana Bonito

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 11:34

olá, bom dia.

trabalho com sabonetes artesanais, no ramo de lembrancinhas. e gostaria de saber se posso me inscrever no MEI.

Tenho que ter algum químico ou farmaceutico responsável em minha "nanoempresa"?

ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 21:30


Luciana, boa noite,

Caso você apenas comercializa, segue os n.º CNAE's para inscrição mo MEI;

Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria
==> CNAE n.º 4772-5/00

Comerciante de bijuterias e artesanatos
==> CNAE n.º 4789-0/01.

Espero ter ajudado.

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 14:55

Boa Tarde Colegas
Sou um contabilista que trabalha só com Igrejas, portanto sem fins lucrativos, recolhendo 11% de minha parte e 20% para as Igrejas INSS mensalmente e declarando mensalmente tambem na GFIP. Agora um colega me falou dessa registro no MEI, que mediante ao pagamento de uma pequena taxa mensal posso ter o CNPJ. Agora, a minha duvida é a seguinte. Apos o registro no MEI meus clientes e conseguentemente eu estaremos livros desse pagamento de INSS. aguardo resposta obrigado pela ajuda.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 22:59

Librandi

Apesar da usuária Tatiany Saleti Pires Barboza em postagem do dia 10 de julho de 2009 às 01:57:49 Sexta-Feira deixar esse link Saiba Como se Cadastrar no MEI, volto a repetir o mesmo link e dizer-lhe que basta acessar o aludido portal e ir seguindo passo-a-passo.

Para começar, depois que o amigo acessar o portal do empreendedor, clique no ícone verde denominado "FORMALIZE-SE AGORA" e siga o que o site pedir.

Aproveito ainda para anexar a este post, um manual (extraido do proprio portal do empreendedor) de como proceder para fazer a inscrição no MEI.

Na ocorrencia daquelas dúvidas, retorne.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
EDMILSON OLIVEIRA DE ABREU

Edmilson Oliveira de Abreu

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 17:03

Amigos, meu nome é Edmilson.
Antes de mais nada, parabéns por esse espaço.
Tenho uma dúvida: Tenho um site que serve como guia comercial em minha cidade. Eu mesmo sou o vendedor. Vou até as empresas e prestadores de serviço e ofereço os planos de anúncio do site.Toda a parte operacional é feita por mim; cadastros,alterações,recebimentos, etc.
Gostaria de saber se me enquadro em alguma categoria do MEI.
Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.
Aguardo.

EDMILSON OLIVEIRA DE ABREU

Edmilson Oliveira de Abreu

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 07:07

Amigos, meu nome é Edmilson.
Tenho uma dúvida: Tenho um site que serve como guia comercial em minha cidade. Eu mesmo sou o vendedor. Vou até as empresas e prestadores de serviço e ofereço os planos de anúncio do site.Toda a parte operacional é feita por mim; cadastros,alterações,recebimentos, etc.
Gostaria de saber se me enquadro em alguma categoria do MEI.
Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.
Aguardo.

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2010 | 21:17

Boa noite,

Uma cliente quer abrir uma MEI, ela é salgadeira (faz salgados em casa para padarias). Minha duvida, antes de cadastrar no portal do empreendedor preciso fazer a consulta de viabilidade, certo? No meu caso o REGIN da Jucesc SC preciso fazer o cadastro como se fosse uma empresa normal? Solicitando por la a inscricao estadual e tudo?
E o alvará e bombeiro preciso fazer tb igual a uma empresa normal?

Me ajudemmm..

Obrigada
Maira

SIDNEI SHIROMA

Sidnei Shiroma

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 09:12

Maira, aqui no minha cidade, Campo Grande-MS, o 1º passo e fazer uma consulta na prefeitura para ver se o local e de uso conforme, depois eu aconselho vc procurar um contador ou va ao Sebrae ou no site do micro empreendedor para se formalizar, nao e necessário ir a Junta Comercial. e quanto a inscrição estadual aqui no MS, apos o cadastro do MEI, eu encaminho os documentos na AGENFA para inscriçaõ estadual
quanto a Alvara de Bombeiro , desconheço para esta atividdade, mas sera necessário talvez o Alvará Sanitário, devido a manipulação de alimentos, quanto esta obrigatoriedade, vc deve consultar a prefeitura de sua cidade.

Espero ter ajudado

Clovis Gambaro

Clovis Gambaro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 10:47

Bom dia Colegas, estou com uma duvida.... Tenho um cliente que quer abrir MEI, o caso é que ele tem varios anos de contribuição e pelo que sei a contribuição do MEI será 11% ref a 1 salario e aceitando as regras para aposentadoria por idade e com 1 salario minimo, vi tambem na legislação que ele poderá fazer uma Guia complementar dos 9% para ter o direito da aposentadoria por tempo de contribuição, minha duvida é como preencher essa guia, se informo o NIT dele ou CNPJ, qual codigo ?

FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE AZEVEDO

Fernando Henrique Oliveira de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 08:26

Bom dia, uma pessoa q trabalha como esteticista, e nao vende produtos, apenas presta serviços para pessoas fisicas, pode ser enquadrada no MEI?
Ela aluga uma sala em um salao de beleza, cuja proprietaria ja e inscrita no mei, tb.
Existe problema em fazer uma inscriçao mei para a esteticista usando o endereço do salao, ou posso usar outro endereço?
Mesmo a esteticista tendo restriçoes no cnpj(dividas bancarias), posso abrir MEI?..Obrigado.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 12:48

9602-5/02

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 20:27

Olá a todos

Pelo que já sei sobre o MEI:

Felipe Ribeiro Macedo: não, o MEI ñ pode ter registro ou ser sócio de outra empresa Ltda; e
Fernando Henrique Oliveira De Azevedo: o cnae é obtido pelo sistema automaticamente ao selecionarmos a função afim;


Minhas dúvidas:

sou estudante de contabilidade, fiz uma inscrição de mei ontem 08 02 2012 pelo portal do microempreendedor, quando vou imprimir o carne de pagamentos diz que o contribuinte não é optante pelo simei, a dúvida é a seguinte: eu fiz a inscrição pelo portal do microempreendedor e já gerou o cnpj e o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, to sabendo que a opção pelo simei só é possível até 31 de janeiro para empresas já constituídas, mas fiz a inscrição ontem dia 8 de fevereiro, deve haver um jeito de fazer essa opção já que a constituição foi ontem, como proceder?

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 22:07

Bruna Silva Vieira

Pergunta duplicada, favor ler a resposta :
https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/65355/mei/ultima#331629

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Ronaldo

Ronaldo

Iniciante DIVISÃO 1, Supervisor(a) Qualidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 22:34

Boa noite a todos.

Preciso de uma consultoria para abertura de uma empresa prestadora de serviços de costura para minha esposa.
Hoje ela trabalha em casa com máquina de costura e presta serviço para uma empresa, agora a empresa quer que ela legalize sua atividade.
Qual o processo para abrir esta empresa uma vez que o local hoje não é adequado para passar por uma inspeção de bombeiro e fiscal?

No aguardo.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 07:15

Se a empresa for pequena, tiver apenas 1 funcionário e margem de lucro abaixo de 60.000,00 pode abrir uma MEI pelo site https://www.portaldoempreendedor.gov.br/

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE AZEVEDO

Fernando Henrique Oliveira de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2012 | 07:58

Bom dia a todos, novamente.
ja fiz a abertura de uma MEI-esteticista. No caso, qual o procedimento para usar agora o nome fantasia?
Tenho que fazer algum registro em algum lugar?
E depois do registro no site, quais os passos a seguir(prefeitura, corpo de bombeiros, taloes d enotas)?
Obrigado, otima segunda a todos....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.