Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.463

Equivalência Patrimonial

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 8 março 2017 | 16:03

Caros, Boa tarde!

Preciso realizar a contabilização de Equivalência Patrimonial usando como base as informações do balanço patrimonial de uma empresa S.A.

Essa empresa S.A divulga o balanço apenas "em milhares de Reais"!

Ai que surgi a minha duvida!

O calculo da equivalência pode ser feito em cima desses valores "em milhares de Reais" ou é obrigatório os números completos?

Pois a empresa está com um pouco de resistência para informar esses valores, pois outros investidores não tem essa informação!

Att,

Thiago Rodrigues
Analista Contábil
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 março 2017 | 19:58

Thiago, tudo bem?

Qual é o percentual de participação nesta empresa investida?

Qual é o grau de relacionamento entre a investidora e a investida? Coligada, controlada, joint venture, etc?

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 14:17

Boa tarde Mauricio,

A atividade dessa empresa é Holdings de instituições não financeiras, onde foi constituída pelos sócios familiares e contem mais de 51% das ações da empresa investida!

O grau de relacionamento é controlada!

Att,

Thiago Rodrigues
Analista Contábil
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 13:10

Thiago,

Se a holding é controladora da investida, como é que a equipe da investida se nega a compartilhar as informações contábeis para vocês?

Você deve calcular a equivalência sobre os números completos, então exija estas informações.

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 13:47

Mauricio,

Foi exatamente isso que eu argumento com meu superior...

Como o "proprietário" não pode ver os dados o completos da sua empresa?!

Mas mesmo assim queria saber um posicionamento de uma pessoa de fora, ja que a contabilização de holdings ainda é novidade pra mim!


Obrigado!

Att,

Thiago Rodrigues
Analista Contábil
Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 17:20

Boa tarde.



A empresa A abriu em 07/2016 e tem participação de 50% na empresa B que abriu em 08/2015.
Minha dúvida:

Como calcular a equivalência patrimonial?
Considero o valor do Patrimônio Líquido da empresa B do ano inteiro de 2016 ou a partir de 07/2016 quando a empresa A começou a ter participação societária?



Att,

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 14:25

Juliana,

Eu procedi da seguinte forma na empresa onde trabalho;

Usei como base o balanço (Empresa B) do mês anterior ao de abertura da Empresa A, no seu caso seria 06/2016; e só a partir daí foi calculado a equivalência.

No meu caso eu calculo de forma anual, fazendo um único lançamento no ultimo dia útil do ano.

Att,

Thiago Rodrigues
Analista Contábil
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 11:46

Thiago,

Conseguiu as informações completas da empresa controlada? Convenceu à equipe de que as informações são obrigatórias?

Boa sorte.

Evânia pereira martins

Evânia Pereira Martins

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 9 janeiro 2018 | 13:03

Boa tarde,

Faço contabilidade uma empresa que é tributada pelo lucro presumido e a mesma investiu no ano de 2017 em outra empresa também tributada pelo lucro presumido com o valor de R$ 10.000,00 ( esta contabilizado no ativo não circulante ).
No contrato social da investidora consta o CNAE 6463-8/00 Outras sociedades de participação, exceto Holdings

As dúvidas são as seguintes:
No ano de 2017 foi feita a equivalência patrimonial e logo em seguida foi feita a distribuição de lucros para a empresa que investiu.

Preciso saber se sobre a equivalência patrimonial será pago algum imposto federal ? quais e alíquotas ?
Qual a base legal ?

Sobre a distribuição de lucro será pago algum imposto ? Qual a base legal ?
Houve também juros sobre capital próprio será pago algum imposto? se sim, quais e alíquotas ?Qual a base legal ?

Atenciosamente,

Evânia Martins

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.