x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 8.772

Aumento de Capital

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 8 dezembro 2006 | 18:10

Tenho lançado em minha contabilidade alguns emprestimos de sócios, todos eles declarados em sua DIRPF.

Posso transformar estes emprestimos em uma alteração contratual para o aumento de capital?

Existe algum problema em fazer essa Alteração?

Não tendo problema nessa alteração, preciso informar na clausula da mesma, que este referido aumento provem da conta de emprestimos dos sócios?

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 8 dezembro 2006 | 20:20

Olá Vanivaldo!
De acordo com o Manual de Atos de Registro de Sociedade Ltda não existe nada que impeça que os emprestimos realizados por sócios sejam transformados em aumento de capital. O artigo 1.081 do NCC também trata deste assunto e não menciona nada impeditivo. Mas tenha bastante cuidado com a contabilização, dê uma lida no artigo que a Nilce disponibilizou.

De acordo com a Juceg:
"Da alteração contratual deverá constar:

declaração de que o capital que está sendo aumentado foi integralizado, quando o aumento ocorrer anteriormente ao vencimento do prazo previsto para sua integralização.

indicação numérica e por extenso do valor total do capital social;

mencionar o total das quotas de cada sócio; declarar a forma de integralização e o prazo;

se houver entrada de novos sócios, indicar nome completo e qualificação;

se houver entrada de sócio menor, o capital há de estar totalmente integralizado;

na integralização com bem imóvel: descrição e identificação do imóvel, sua área, dados relativos a sua titulação, número de matrícula no Registro Imobiliário e a autorização conjugal pertinente.

Exemplo: "O capital social de R$ .... , já totalmente integralizado, é aumentado para R$..... , dividido em ...... (......por extenso) quotas de valor nominal de R$...... (..... por extenso), cujo aumento é integralizado, nesta data, em moeda corrente do País, assim distribuído:

Fulano de Tal - .... quotas - R$.......;

Beltrano de tal - .... quotas - R$....... ." "

Nada afirma a necessidade de informar em contrato a origem do capital.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 12 dezembro 2006 | 14:03

Obrigado Nilce.

Valeu!!!

Como é bom poder contar com os amigos.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
vanessa da silva

Vanessa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 16:33

Pessoal,

Gostaria de saber se tem como aumentar o lucro através de um empréstimo.
Queria saber também como contabilizar o aumento de capital.

É possível aumentar o lucro aumentando o capital social ? Se for, como contabilizar e quais as regras?

Desde já agradeço !

- Ethic Prime Assessoria contábil
Você empreende, nós gerenciamos !
Charles Henrique

Charles Henrique

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 19:59

Vanessa da Silva, conforme o Wikipédia...

Lucro é o retorno positivo de um investimento feito por um indivíduo ou uma pessoa nos negócios. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro normal representa o custo de oportunidade total (explícitos e implícitos) de uma empresa de um empreendedor ou investidor, enquanto que o lucro econômico é, pelo menos na teoria neoclássica, que domina a economia moderna, a diferença entre a receita total da empresa e todos os custos, inclusive o lucro normal[1]. Em ambos os casos o lucro econômico é o retorno a um empresário ou um grupo de empresários. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos incialmente. Um conceito relacionado, muitas vezes considerado como sinônimo em determinados contextos, é o de renda económica - o lucro econômico pode ser considerado como a renda empresarial[2].


Por tanto, empréstimo não aumenta o lucro.

Charles Henrique
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.