x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 682

Iniciando do zero

José Alexandre Fagundes da Silva

José Alexandre Fagundes da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 7 anos Domingo | 12 março 2017 | 19:30

Boa noite.

Embora formado desde 2010, nunca atuei na área. Sou registrado no conselho desde esta data e tenho a carteira de contador.

Gostaria de iniciar a atividade de contabilidade com alguma pequena empresa, por conta, explorando, estudando e buscando as informações necessárias.

Como não auto na área ainda, preciso saber de várias coisas, más vamos por partes.

Primeiro, eu preciso obrigatoriamente, ter um sistema de contabilidade para lanças os débitos e créditos dos movimentos contábeis de uma empresa ou posso fazer isto no Excel e depois buscar os resultados e lançar nos sistemas obrigatórios federais e estaduais ?

Sei que tem vários sistemas para lançamentos que temos que baixar e informar o fisco, e também sei que tem sistemas que podemos comprar de empresas que importam e exportam dados para estes sistemas de fisco.

Não tenho recursos portanto penso em não investir em sistemas pagos, se posso com o conhecimento que tenho fazer lançamentos em Excel e gerar o que quero.

Ou sem um sistema pago não consigo avançar ?

Estou me referindo especificamente neste momento a débitos e créditos e fazer um balanço, balancete e demonstrativos fiscais.

Por onde iniciamos ?


Camila Guimarães

Camila Guimarães

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 07:25

José Alexandre Fagundes da Silva,

Bom dia!

Você pretende fazer fiscal, contábil e DP? Olha, existem diversos softwares em conta no mercado que irá atender a sua necessidade inicialmente.
Porém, conforme sua demanda for aumentando, você terá que migrar para um melhor.

Você até pode fazer a contabilidade no excel, mas te garanto que "sua vida" ficará muito mais fácil se tiver um ERP próprio para isso.
Dê uma pesquisada no google, existem diversas empresas com preço bem em conta.

Atenciosamente,

Camila Silva

"Não tente ser uma pessoa de sucesso. Em vez disso, seja uma pessoa de valor". - Albert Einstein
Luciano de Abreu Santos
Articulista

Luciano de Abreu Santos

Articulista , Account Manager
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 08:28

Bom dia José!

Outra coisa que você tem de se preocupar é com a atualização profissional.

Desde 2010, você procurou estar atualizado com as normas contábeis, legislação fiscal e SPEDs?

Mesmo trabalhando com microempresas, é necessário se manter atualizado ou se for o caso, se atualizar.

Também é importante ter uma empresa de consultoria contábil/Fiscal para recorrer em momentos de dúvidas pontuais que possam surgir.

Leonardo Rocha Dantas

Leonardo Rocha Dantas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 08:35

Bom dia José Alexandre.

Acho que você deveria procurar um sistema mas em conta, o que usamos aqui no escritório ele é bem completo e muito útil, só que é um pouco caro. Sistema que uso chama TRON. Ele tem Escrita Fiscal, Folha de Pagamento, Livro Caixa, Contabilidade Gerencial, Gerenciador Contábil, Medicina do Trabalho, Controle Patrimonial, Ponto Eletrônico e Lalur. Pra você adquirir esse sistema seria melhor se já tivesse funcionários, mas como está iniciando procure um em conta.


Espero ter ajudado!


"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.