x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 2

acessos 367

Declaração de imposto de renda relativo ao salário

clarissa

Clarissa

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 22:34

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho uma dúvida em relação à declaração do imposto de renda pessoa física.

Se eu recebo um salário em que o IR já vem descontado pela empresa mensalmente é necessário pagar imposto sobre ele na declaração anual?

Se a resposta for não e eu tiver feito esse pagamento no passado ainda é possível pedir a restituição?

Muito obrigada!

RAINER MAFRA DE SOUZA

Rainer Mafra de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 10:52

Bom dia!

Amigos,

No comprovante de rendimentos que recebi de minha fonte pagadora consta no campo 4.7 (Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros) um valor referente ao Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte. Realmente, esses ganhos não estão na base de cálculo do Imposto de Renda em meu contracheque. Porém, segundo o que apurei, esses ganhos são tributáveis.

Minha dúvida é:

Se eu informar esses ganhos como isentos, descrevendo que se referem a Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte, assim como minha fonte pagadora informou na DIRF, eu posso cair na malha fina, por não ter tributado na fonte esses ganhos?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 12:02

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Segunda-Feira, 13 de março de 2017 às 22:34:51, com o assunto: Declaração de imposto de renda relativo ao salário já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Declaração+de+imposto+de+renda+relativo+ao+salário" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.