x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 16.763

Doação de Quotas

Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 13 julho 2009 | 11:19

Bom Dia,
P.f. gostaria de uma ajuda.
Tenho um cliente que está querendo doar as quotas de sua sociedade para seu filho, no caso ela possui 90%, como devo proceder nessa situação? Ela tem que fazer antecipação de testamento? Ela tem outros filhos, inclusive um deles é socio com ela nesta empresa com o restante de 10% do capital.
Desde já agradeço a atenção.

Kariny Bulhoes

Kariny Bulhoes
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 19:57

Boa noite Kariny


A única coisa que deve ser feito nesse caso, e uma alteração contratual na qual ela cede e transfere sem onus, a totalidades das suas cotas. Veja o que reza o Contrato Social na parte que fala sobre transferência ou doações e siga a risca o que ali determinar.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 11:04

Oi Luiz,
Obrigado pela resposta.
Já faz algum tempo que pedi uma orientação acerca da transferência de quotas de uma sociedade entre mãe e filho, o cliente tinha deixado em aberto, mas agora ela está realmente querendo dar andamento, o que ele realmente quer é a retirada da mãe da sociedade, pois agora ela não está mas administrando a empresa e ele ficou só no comando. Nesse caso ela pode vender estas quotas para ele? Isso geraria algum imposto a pagar? E no caso de doação, faço apenas o aditivo de retirada da sociedade, passando as quotas da sociedade para o filho? Desde já agradeço a atenção.

Kariny Bulhoes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.