x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 647

Obrigações Simples Nacional - Empresa Pequena e Própria.

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 21:19

Prezados, boa noite.

Primeiramente gostaria de me desculpar aos moderadores visto inúmeros tópicos nesta mesma linha, porém, preciso ser mais especifico e acredito que entenderão minha solicitação de ajuda.

Bem, possuo uma pequena empresa ME em sociedade limitada (2 sócios), na linha de prestação de serviços e ela esta enquadrada no simples nacional. Estaremos emitindo, no máximo, 02 notas fiscais por mês, sem empregados, gerando uma receita bruta aproximada na ordem de R$35.000,00, e gostaria de verificar e tentar fazer a contabilidade da mesma. Esta empresa estava desativada, porém, vou coloca-la em funcionamento, mais para tanto, preciso fazer com o menor custo operacional possível.

Poderiam me ajudar, informando:

1. Quais seriam todas as obrigações que eu teria que fazer?
2. Poderiam me ajudar me indicando um sistema, mais simples possível, que pudesse me atender e de preferência, acho que nem deva existir, um sistema gratuito?
3. Na qualidade de contador com CRC, posso assinar o balanço de minha empresa, antes podia, espero que este entendimento, não tenha alterado nos últimos anos?

Desde já agradeço a costumeira e sempre pronta atenção de todos.

Atenciosamente,
Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 08:01

Genival, bom dia,
Vamos por partes:

1. Para isso você precisa levar em conta diversos pontos. Por exemplo, obrigações de cada setor. No fiscal e no contábil você terá por exemplo, DEFIS, Sintegra, SEDIF (em caso de I.E), além da escrituração e fechamento no ISS, PGDAS e outra obrigação caso a empresa tenha alguma particularidade. No departamento pessoal, a RAIS, CAGED, SEFIP.

2. Acredito que não exista um sistema gratuito, caberá a você fazer orçamentos e ver o que se ajusta melhor a suas necessidades. Aqui no escritório trabalhamos com a Contimatic, que se comparado a outros sistema é mais em conta.

3. Sim, com o CRC você pode assinar suas obrigações, também seu balanço. Cabe lembrar que o certificado digital será extremamente necessário para você nesse processo de entrega de declarações e entrada em sites federais.

Espero ter ajudado.

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 10:31

Prezada Fernanda, bom dia.

Muito obrigado pela ajuda.

1. Ela não tem I.E, não acredito que tenha outra particularidade além do informado. Tudo isso, para emissão de 01 ou 02 notas fiscais mensais. O pequeno equiparado ao grande. ainda bem, que nem tudo o que vc informou são compromissos mensais. Ufa!.
2. Vi alguns tipos de sistemas contábeis sim grátis na internet, por isso da solicitação de indicação.
3. Ok. Muito Obrigado novamente.

Atenciosamente.
Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.