Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 489

Simples Nacional para duas áreas de atuação (Médico e Progra

Alan Niemies

Alan Niemies

Bronze DIVISÃO 2, Médico(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 16:37

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo aqui no Fórum e venho com uma pergunta para vocês.

Eu trabalho em duas áreas de atuação atualmente: sou médico (acabo de me formar) e trabalho na área de programação web e Marketing Digital já há 9 anos. Anteriormente, trabalhando como programador, realizava projetos como freelancer e em um site do exterior e recebia diretamente via PayPal. Nunca me preocupei com IRPF porque eu era isento.

Porém, neste ano, eu deixo de ser isento e, no caso de pessoa física, meu lucro irá ultrapassar o teto da base de cálculo e, se eu continuar assim, minha alíquota será os horripilantes 27,5%.

Estou pensando nas minhas possibilidades. Entendo muito pouco de Contabilidade então preciso da vossa ajuda.

A primeira e maior complicação é a que eu atuo em duas áreas diferentes: como médico e como profissional de Marketing Digital (atualmente desenvolvendo sites e trabalhando com otimização para motores de busca para outros médicos e clínicas).

É possível organizar ambas as atuações em uma única empresa pelo Simples Nacional? Quais são minhas opções aqui?

Encontrei alguns locais falando em valores de 11,33% (se não me engano para o DAS) e mais 2-5% do ISS, mas vendo a tabela do Simples Nacional, para atividades médicas (que se enquadram nos códigos 8630-5/01-3), a alíquota inicial é de 16,93%. Quais são essas diferenças?

Também li um artigo de vosso colega, Franco Bianchi (que foi bastante franco, hehe): www.sbmastologia.com.br

Fiquei um pouco perdido quanto ao "comprometimento da folha de pagamento", mas não tenho certeza se isso se aplicaria a uma empresa de uma pessoa apenas.

Alguém pode me dar uma luz frente a essas questões? Também procuro um profissional que possa contratar, então essa ajuda inicial pode resultar em um novo humilde cliente. :)

Um abraço e muito obrigado pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.