x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 45.988

Emitir NF de Devolução para CFOP 5656

Thiago Quintino

Thiago Quintino

Iniciante DIVISÃO 3, Faturista
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 12:01

Prezados (as), Bom Dia!

Peço desculpas, caso não seja esse a Sala ideal para a pegunta e caso não seja, por favor, me avisem.

Seguinte, recebi uma NF com CFOP 5656 - Venda de combustível ou lubrificante adquirido ou recebido de terceiros destinado a consumidor ou usuário final. Contudo, fizemos a aquisição do Diesel com Valor de R$ 2,70L e na NF veio cobrando R$ 2,75. Não foi aceito pelo conferente e tivemos que devolver o produto. Contudo agora a Empresa fornecedora está pedindo nota de devolução dessa mercadoria. Como devo proceder?

Detalhe. Eu ia fazer a nota de entrada com CFOP: 1.653 -Compra de combustível ou lubrificante por consumidor ou usuário final

Agradeço desde já pela ajuda.

Atenciosamente,

Thiago Quintino

Diego Almeida

Diego Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 17:07

Boa tarde,

A devolução deve ser feita com o CFOP 5662 - Devolução de compra de combustível ou lubrificante adquirido por consumidor ou usuário final.

Luciano Diniz dos Santos

Luciano Diniz dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 17:15

Boa Tarde,

Conforme Diego disse o cfop tem que ser 5662

CFOP 5662 - Devolução de compra de combustível ou lubrificante adquirido por consumidor ou usuário final
Classificam-se neste código as devoluções de compras de combustíveis ou lubrificantes adquiridos para consumo em processo de industrialização de outros produtos, na prestação de serviços ou por usuário final, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra de combustível ou lubrificante por consumidor ou usuário final”.

Por Acaso passou deu o prazo de cancelamento da nota fiscal (24 HS)? Caso não pede para eles cancelarem...

Att.

Raphael Patera

Raphael Patera

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 18:35

Thiago Quintino

Se não foi aceito pelo conferente, por que precisa devolver?
Sem entrada não há saída.

A empresa fornecedora que tome as medidas corretas, devendo o destinatário recusar a mercadoria na nota fiscal.

Thiago Quintino

Thiago Quintino

Iniciante DIVISÃO 3, Faturista
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 08:16

Primeiramente obrigado a todos por compartilhar seus conhecimentos.

Diego, obrigado pela informação. Era esse CFOP mesmo.
Luciano, eu não tinha conhecimento dessa informação quanto ao cancelamento.Mas informei ao fornecedor que caso ocorra novamente que façam o cancelamento.
Raphael, foi o que eu pensei, e fiz esse questionamento a eles. Mas meu gerente me pediu para fazer entrada e saída para "completar" todo ciclo fiscal. Embora descordando eu fiz a entrada pelo CFOP 1653 e a saída pelo CFOP 5662.

Novamente agradeço a todos pela ajuda.

Att.,

Thiago Quintino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.