x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 11.392

Liberação do PASEP após entrega da RAIS

Patrícia Rufino da Silva

Patrícia Rufino da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Monitor(a)
há 7 anos Sábado | 18 março 2017 | 09:25

Olá amigos, preciso de ajuda.
Sou funcionária da prefeitura de minha cidade desde 11/02/2016.
Pela tabela de pagamento do BB, eu deveria receber meu PASEP a partir do dia 16/03/2017, mas fui informada pela atendente do banco que minha rais não tinha sido entregue, então entrei em contato com o RH que me pediu pra voltar no dia seguinte para pegar um documento comprovando a entrega da rais. E nesse papel estava a data 16/03/2017, o que me fez pensar que a rais foi enviada nesse dia.
Sabendo que o prazo para a entrega da rais era até o dia 17/03/2017, (entregue dentro do prazo) voltei ao banco para sacar o PASEP e não consegui.
PERGUNTA:
Quando poderei receber o PASEP????

JS

Js

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Sábado | 18 março 2017 | 18:53

Amigos, meu empregador irá encaminhar a Rais no dia 21/março/2017, sendo assim como o prazo era até o dia 17/mar para envio, eu não vou ter direito ao Pis? ???

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 08:13

Patrícia Rufino da Silva e Jéssica Squaro

O calendário do PIS, não é do ano atual, ele sempre tem base o ano anterior ao do pagamento.

Exemplo o pagamento do ano de 2016/2017 tem base o ano calendário 2015.

Simone Sgarbi

Simone Sgarbi

Prata DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 08:27

Bom dia Patrícia Rufino

Caso vc tenha direito ao PIS, o valor de saque que está disponível refere-se ao Calendário 2015.
A RAIS entregue até 17/03 ( no prazo) ainda terá seu calendário divulgado pela Caixa.


Jéssica, caso vc se preencha os requisitos para o saque, sim, poderá sacar qdo a tabela for divulgada.

Simone Sgarbi
Gerente Depto. Pessoal
Rio de Janeiro - RJ


Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 09:22

Jéssica Squaro

O de 2015 está sendo pago agora.


Conforme Resolução do Codefat 748 de 02 de julho de 2015:

O pagamento do Abono Salarial aos beneficiários identificados no processamento da RAIS extemporânea, entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego até 30 de setembro de 2015, será disponibilizado pelos agentes pagadores a partir de 04 de novembro de 2015 conforme calendários de pagamentos do PIS/PASEP 2015/2016

Depois de 30 de setembro de 2015 a regularização cadastral da RAIS extemporânea somente será processada para disponibilização de pagamento, quando for o caso, juntamente com o exercício financeiro seguinte do Abono.
Cabe aos agentes pagadores efetuarem a retroação do cadastro dos participantes do Programa de Integração Social - PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Publico - PASEP, desde que devidamente comprovado o vínculo empregatício, seja ele efetivo ou temporário, quando houver necessidade de atualização do referido cadastro (Resolução Codefat 748/2015).

VERÔNICA FELIX LIMA

Verônica Felix Lima

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 09:45

Bom dia!

A RAIS funciona assim:

Declara-se Ano-Calendário (que é o ano em que será declarado com todos os salário de Janeiro a Dezembro), estas informações no que atinge o trabalhador é importante para o recebimento do Abono Salarial (PIS/PASEP).

Então a RAIS do Ano-Calendário 2015 é deveria ter sido entregue até Março/2016, e a liberação do PIS começa geralmente em Julho, de acordo com o calendário, mas fica disponível geralmente até Junho do próximo ano, neste caso até Junho/2017.

Se a empresa não declarou 2015 ainda, entre em contato e peça para fazerem a declaração e te fornecerem uma cópia da sua página da RAIS, aí com esta cópia vá ao Ministério do Trabalho e eles vão verificar no sistema.

Já aconteceu em uma empresa que trabalhei é é uma situação bem simples.


Agora para quem a empresa não entregou o Ano-Calendário 2016, que teve o prazo em 17/03/2017 está bem cedo ainda, como está descrito acima iriam declarar em 21/03/2017, aí para o funcionário é só aguardar o calendário do PIS/PASEP mesmo, pois as liberações devem começar em Julho/2017 e ficar disponíveis até Junho/2018.


Atenciosamente,

Verônica

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.