x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 12.799

Vale a pena cursar Contábeis hoje em dia?

Ricardo Nóbrega

Ricardo Nóbrega

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 16:19

Respondendo sua pergunta, acredito que vale sim, até por que se um dia tudo isso for mesmo ser uma realidade, vai ter a necessidade de alguém para atualizar e/ou fiscalizar, então não tem como extinguir uma profissão assim, Só não acho bom vce seguir uma profissão pelo q é durável ou não, se vce gosta da profissão não existe profissão ruim ou sem campo de trabalho.
Antes de avaliar a durabilidade da profissão, é melhor vce avaliar seus interesses pela profissão.

GABRIEL DE ALMEIDA ARAUJO

Gabriel de Almeida Araujo

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:56

Prezado Lairton, sobre a graduação vale sim, pois hoje no brasil está carente de profissionais com capacitação, mas vai muito do empenho da pessoa para início da área e do esforço pelo conhecimento. Hoje para as empresas o conhecimento e a dedicação do profissional conta bastante.

Boa sorte.

Atenciosamente,
Gabriel de Almeida
Ademir Junior

Ademir Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 20:36

Lairton,

Observe a própria matéria que você postou e observe as profissões que serão "automatizadas", quando isso ocorrer de fato estaremos vivendo no "desenho dos Jacksons". Isso vai demorar muito ainda. Talvez não demore tanto tempo para se conseguir automatizar essas profissões, mas certamente levará muito tempo para difundir a automatização em todas as empresas pelo mundo. Veja por exemplo o caixa eletrônico, sem dúvidas ele diminui a quantidade de oferta de bancários, mas ainda continua a existir "Caixas humanos" nos bancos. Mesmo automatizando a contabilidade, terá que ter um profissional de contabilidade para orientar os programadores tanto na criação dos programas de robôs, como na manutenção do sistema. Programadores não entendem de Contabilidade, mas sim de programação.

O profissional de Ciências Contábeis não se resume apenas atividades repetitivas de debitar e creditar operações econômicas. O Contador, cada vez mais é também um gestor, é ele quem vai fazer analise de balanço e orientar o que a empresa deve fazer. Isso é uma atividade analítica. Não tem como automatizar analises, pois ela é subjetiva. O Contador também pode atuar com consultoria, pericia contábil, controladoria, até mesmo concorrer a cargos de gestão. Agora sim, aquele contador dos anos 30, que se resumia a debitar; creditar e guardar os livros, esse será extinto ( na verdade já está sendo).

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 11:09

Lairton, bom dia

Aconselho sim.

Muito se fala sobre a automação de boa parte de nosso serviço, o que é bem verdade, é o que será.

Mas existe uma coisa que máquina nenhuma faz, software nenhum substitui e até então, tecnologia nenhuma se faz capaz... que é pensar, é o que faz de nós seres humanos, criaturas ímpares em meio a tudo.

Desta forma, meu conselho é que sim, invista no curso, busque aprendizado, experiência, mergulhe nessa ideia e pense....

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.