x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 934

Começando Com Folha de Pagamento

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 19 março 2017 | 11:03

Bom dia a todos!

Estou precisando de algumas dicas de vocês aqui do fórum. Sempre trabalhei como auxiliar de RH, onde tínhamos uma empresa que fazia toda conferencia da folha. eu apenas alimentava com as informações e enviava para essa empresa. Aos poucos fui me interessando e estudando legislação trabalhista por conta própria, sou formada em Administração de empresas e gostaria de atual do outro lado, ou seja sendo Analista de Recursos Humanos com especificação em folha de pagamento. A maior dificuldade no momento, e a experiência, embora eu tenha trabalhado por 5 anos apenas conferindo e passando informações, está bem difícil.

Alguém poderia me dar alguma dica de como iniciar? como conseguir entrar nessa profissão? como falei, eu mesmo estudei legislação com vários livros de calculo trabalhista e a própria CLT.

Muito obrigada.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 09:42

Bom Dia,
Olha no começo e bem complicado mesmo surgem muitas duvidas, ficamos muito inseguros, uma otima dica pra você e se capacitar atraves de cursos e ter tambem na empresa onde trabalha uma consultoria onde possa tirar duvidas para que não faça nada sem saber, aos poucos você vai aprendendo, vai passar por algumas situações que vai te dar mais experiências e aprendizado, mas e com tempo mesmo que vai aprender tudo e que vai se tornar uma boa profissional nessa area, mas isso tudo depende somente de você.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 09:52

Obrigada Gilberto.

Mas em com relação a experiência...essa está sendo minha grande dificuldade. Como te falei conheço a legislação, a doutrina, mas nunca atuei sozinha entende?

Obrigada.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 10:29

Sim entendo, por isso que e bom ter uma pessoa no inicio para que acompanhe seu trabalho e faça a conferencia, mas e com tempo mesmo que vai ter essa segurança no inicio e assim mesmo, mas você já sabe a legislação so tem que colocar em pratica.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Rosana Ribeiro dos Santos

Rosana Ribeiro dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 15:49

Monica, boa tarde.

Quanto iniciei lendo seu post até achei que era minha história...
Também trabalho a um tempo no RH, e tenho uma empresa que faz a geração da folha e eu somente envio as informações.

Eu comecei crua nesse ramo, fiz graduação na área, mas não foi o suficiente.
Então, com vontade de aprender mais, comecei a conferir o trabalho da tal empresa, e sempre questionando quando tinha dúvidas, assim fui adquirindo experiência.
Sinceramente este fórum me ajudou muito (e ainda ajuda). O santo Google também. E hoje estou fazendo pós na área.
Minha empresa também tem um advogado que me deu várias dicas.

Enfim... por experiência própria, a curiosidade é o melhor amigo. Estar sempre atualizado é essencial, entender como as coisas funcionam é super importante, é necessário destrinchar! Estude, estude e estude.

Talvez um estágio na área seja uma bela forma de se começar.

Abraços.

Rosana Ribeiro.





Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 17:13

OI Rosana,

Obrigada pelos comentários. Mas pense, eu sempre tive curiosidade, e sempre questionei tudo. Pra vc ter uma ideia, eu era supervisora administrativa, mas agora está sendo muito difícil conseguir ingressar na área. conheço a legislação, mas não tenho a pratica..

eu queria conhecer os programas que geram as coisas RAIS/CAGED e outros...

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 09:00

Monica Vieira,

Ja passei por isso também, mais e só questão de tempo o que pega mesmo e a pratica, e os casos do dia-a-dia

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 09:41

Monica Vieira

Infelizmente, precisa de prática na nossa área...

Por isso existem os auxiliares, essa seria a minha dica, tente trabalhar como auxiliar do Dp, onde tenha alguém que faz e você iria auxiliar.

Pague para esta pessoa ou para outra te ensinar a fazer a Sefip, a Rais, Caged, entre outros...

Eu comecei como secretária/ faz tudo, tudo o que me pediam eu aprendia a fazer, não importando se era minha competência ou não, até nota de talão aprendi a fazer(hehehe), e entrei em contato com o DP, ajudando a separar documentos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 13:39

Monica Vieira

Eu nunca comprei livro.

Acho mais eficiente pagar alguém pra te ensinar a fazer os informativos, os conteúdos desses livro a gente acha pela Internet, muitas vezes.

VERÔNICA FELIX LIMA

Verônica Felix Lima

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 15:43

Boa tarde Mônica!

A melhor forma mesmo é trabalhar na área, mas acredito que pela falta da experiência dificulte uma vaga como analista de início. Acho que não tem lugar melhor que escritório de contabilidade para aprender, pois por lidar com todo tipo de empresa você vê muita diferença entre uma folha e outra, conhece várias convenções e como elas influem no trabalho. E tem muitas outras coisas, mas cursos e livros são bem diferentes da prática, na prática encontramos muitos poréns. O que forma o Analista, realmente é a prática, pois sempre aparecem situações inusitadas. Os livros são muito ao pé da letra, nunca nos dão todas as opções. E trabalhado em um escritório você vai ganhar e vai aprender, se fizer um curso vai gastar e não vai ser a mesma coisa. Pelo que falou já tem bastante conhecimento, agora precisa ir para a prática, assim vai ver tudo que sabe fazer sentido e assimilar cosias novas.

Obs.: Esta resposta é o que acho mais indicado para a Mônica que já tem conhecimento, não sou contra cursos e não sou contra ler livros, apostilas, artigos. Apenas no caso dela acho que está valendo partir para a prática.

PATRICIA NOCELLI

Patricia Nocelli

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 17:42

Boa tarde,

Como muitos falaram com certeza será a prática.
E um ponto fundamental conhecer o funcionamento do programa de folha, muitos lhe atende muito bem, mas precisa ter critica, e perturbar o sistema.

Aprendendo diariamente com os acertos, com os apertos, com os erros, com o dia a dia.

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 08:34

Bom dia!

Pois é, mas para se ter a prática é preciso oportunidade..isso que está sendo complicado entende? mesmo conhecendo a legislação, não tenho a prática.

Wellington  Ferreira

Wellington Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 08:31

Olá, Colega estava vendo teu tópico e já estive por um certo período atuando na área e de certa pra você seria muito interessante você fazer um curso de capacitação de departamento pessoal, ai você iria se familiarizar com alguns sistemas usados para efetuar tais procedimentos, e depois poderia tentar um estagio na área de preferencia em um escritório contábil por que ia você iria ta tendo a pratica no dia-a-dia dentro do escritório, foi dessa forma que iniciei nesta área.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.