x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 525

DÚVIDAS - Ajuda experiencia com cotidiano contábil

Ricardo Nóbrega

Ricardo Nóbrega

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 12:27

Estou cursando Ciências Contábeis, com o tempo venho percebendo que o curso é um pouco vago sobre as atividades diárias do Contador (na vida prática), Então, como eu estou interessado nesse ramo, estou vindo aqui pedir a experiência dos que já estão no ramo, sobre como me profissionalizar mais rápido, "Algum livro, alguma dica, qualquer coisa que possa ajudar a ter esse desenrolar diário da função".

Atenciosamente,

Ricardo Nóbrega.

Ademir Junior

Ademir Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 21:29

Ricardo Nobrega,

A profissão do Contador foi uma das que mais se modificaram ao longo do tempo, isto é, a medida que a legislação e as tecnologias foram evoluindo, foi necessitando de um novo perfil e de novas obrigações acessórias. Então depende muito de que segmento da contabilidade irá atuar.

Em um escritório de contabilidade, por exemplo, você poderá atuar nos diferentes departamentos: CONTÁBIL, FISCAL (recolhimento de impostos), DEPARTAMENTO PESSOAL (Folha de pagamento de funcionários, admissão, demissão), PARALEGAL/SOCIETÁRIO ( abertura e encerramento de empresas, elaboração de contrato social, regularização de situação cadastral junto a órgãos).

Poderá atuar também em:
- Industrias como CONTADOR DE CUSTOS, isto é, faz a contabilidade dos custos de produção com a finalidade de calcular os preços dos produtos sem que a Industria tenha prejuízos a médio e longo prazo;
- Como AUDITOR INDEPENDENTE ( visa averiguar a fidedignidade dos relatórios contábeis), bastante requisitado em empresas S/A de capital aberto ( já que a lei obriga terem suas contas auditadas por auditores credenciados a CVM);
- Como PERITO CONTÁBIL ( investigar fraudes) em processos judiciais ou extrajudiciais;