x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 525

DÚVIDAS - Ajuda experiencia com cotidiano contábil

Ricardo Nóbrega

Ricardo Nóbrega

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 12:27

Estou cursando Ciências Contábeis, com o tempo venho percebendo que o curso é um pouco vago sobre as atividades diárias do Contador (na vida prática), Então, como eu estou interessado nesse ramo, estou vindo aqui pedir a experiência dos que já estão no ramo, sobre como me profissionalizar mais rápido, "Algum livro, alguma dica, qualquer coisa que possa ajudar a ter esse desenrolar diário da função".

Atenciosamente,

Ricardo Nóbrega.

Ademir Junior

Ademir Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 21:29

Ricardo Nobrega,

A profissão do Contador foi uma das que mais se modificaram ao longo do tempo, isto é, a medida que a legislação e as tecnologias foram evoluindo, foi necessitando de um novo perfil e de novas obrigações acessórias. Então depende muito de que segmento da contabilidade irá atuar.

Em um escritório de contabilidade, por exemplo, você poderá atuar nos diferentes departamentos: CONTÁBIL, FISCAL (recolhimento de impostos), DEPARTAMENTO PESSOAL (Folha de pagamento de funcionários, admissão, demissão), PARALEGAL/SOCIETÁRIO ( abertura e encerramento de empresas, elaboração de contrato social, regularização de situação cadastral junto a órgãos).

Poderá atuar também em:
- Industrias como CONTADOR DE CUSTOS, isto é, faz a contabilidade dos custos de produção com a finalidade de calcular os preços dos produtos sem que a Industria tenha prejuízos a médio e longo prazo;
- Como AUDITOR INDEPENDENTE ( visa averiguar a fidedignidade dos relatórios contábeis), bastante requisitado em empresas S/A de capital aberto ( já que a lei obriga terem suas contas auditadas por auditores credenciados a CVM);
- Como PERITO CONTÁBIL ( investigar fraudes) em processos judiciais ou extrajudiciais;
- Como CONSULTOR, principalmente referente a planejamento tributário;
- Como CONTROLLER, atuando na Controladoria da empresa ( uma espécie de departamento que centraliza e se relaciona com todos os departamentos da empresa. Só grandes empresas possuem controladoria);
- Como GESTOR, principalmente de departamentos financeiros ( ex: Analista financeiro, Gerente Financeiro, Diretor Financeiro, etc);
- Como PROFESSOR UNIVERSITÁRIO ( precisará de pós graduações);
- E por fim, poderá atuar como empreendedor de seu próprio negócio ( escritório de contabilidade, empresa financeira, etc);

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.