x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 176

acessos 82.966

SUFRAMA - Geração do PIN (Novas Regras??)

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 15:02

Olá Pessoal,

Aqui na empresa onde tranalho (indústria) faço a geração do PIN faz um tempo já..
Hoje ao tentar Gerar/Imprimir o PIN para uma nota Fiscal, me deparei com informações diferentes no Site do Suframa.

Primeiro que agora não é mais GERAR PIN e sim "SOLICITAR GERAÇÃO DO PIN", tentei fazer e deu vários erros dizendo que a Chave de Acesso estava errado (na vdd estava certa e autorizada pela Receita).

Até ai blza, agora não consigo GERAR o PIN, tipo, imprimir o PIN e grampear na nota para encaminhar junto no transporte.

Consultando o lote fica com a situação: "LOTE - AGUARDANDO CONFIRMACAO DO DESTINATARIO".

Por isso eu pergunto, alguém está sabendo de alguma mudança??

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 15:58

Evandro Bruns Olá.

Até onde sei, as unicas mudanças foi referente a essas duas taxas.

SUFRAMA publica portaria para normatizar cobrança das novas taxas TCIF e TS

A Portaria nº 61 contém 25 artigos que detalham os procedimentos de cobrança das taxas, bem como discriminam os casos de isenções, reduções e suspensões de impostos

Jefferson F. de Oliveira

Jefferson F. de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 17:15

Boa tarde!

Evandro,

Tambem tive esse problema, da chave de acesso, se você reparar no site da Suframa contem o atraso de uma hora, aguardei e refiz o processo e deu tudo certo.

Obs.: Não imprimi mais o PIN, apenas solicita ao destinatário que terá 7 dias para Gerar o PIN.

fernanda foss

Fernanda Foss

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 17:35

Boa tarde Evandro!!

Conseguiste emitir o PIN depois dessa situação?
Me deparei com essa situação hoje e fiquei sem saber o que fazer... ate fui na opção solicitar geração de PIN, mas fiquei sem saber como continuar.
Quase enlouqueci revirando o site atras de informações sobre isso.

Abs.

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 18:32

Jefferson ,

Então, quanto ao erro da chave de acesso, eu acho meio difícil ser essa questão de 1hra a menos. A emissão da minha nota era de sexta feira.. Acho que era alguma instabilidade ou BUG mesmo...

Agora, despachar a mercadoria sem o PIN e deixar nas mãos do cliente?! Não é meio perigoso? Esse mês mesmo fomos notificados por notas de 2014 que transportadora e cliente não haviam manifestado... Você tem algum site, ou até mesmo da Suframa da onde tenha tirado essa informação?.

Fernanda,

Não fiz. Anda ainda, estou buscando maiores informações de como proceder, até pq o telefone do nosso cliente não completa ligação, então não consigo nem entrar em contato com ele para "liberar" o PIN.

Se você descobrir algo, por favor venha até o Fórum e me dê a solução, hehe

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Bruno Augusto Ferreira Sena

Bruno Augusto Ferreira Sena

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 09:40

Bom dia,
é como o Jefferson disse, você deve pedir uma solicitação de PIN, e ficará por conta do destinatário confirmar essa solicitação de PIM, gerar a guia TCIF, pagar essa guia, e após receber a liquidação desse débito é que o próprio destinatário irá gerar o PIN. Confuso, porém é assim que se deve proceder a partir de agora.

Espero ter ajudado.
Abraço.

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 09:52

Bruno Augusto Ferreira Sena


Bom Dia Bruno, totalmente diferente do processo anterior então?!...

Não terei problemas em despachar a mercadoria sem o PIM? Se o cliente não efetuar o pagamento? A mercadoria ficará apreendida?

Essas novas informações estão aonde? Tem alguma fonte? Estou procurando aqui em sites como o Suframa e não encontro nada a respeito..

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Bruno Augusto Ferreira Sena

Bruno Augusto Ferreira Sena

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 10:25

Evandro,
apenas corrigindo que quem irá gerar o PIM será o próprio Suframa e não o destinatário.
O destinatário nesse caso se encarrega de confirmar a solicitação e do pagamento da guia.
Porém o remetente fica aberto a notificações caso libere a mercadoria sem o pagamento da guia, pois é possível que o destinatário não pague a guia, e aí pode sobrar para o remetente.

Consulta 'PIN' no site do Suframa e abre o 'Mercadoria Nacional - TCIF/TS', ali contém algumas informações sobre o novo processo de geração do PIN.

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 11:33

Bruno

Pois é, acabei achando bastante coisas aqui..

Pra quem quiser pesquisar sobre o assunto, é só pesquisar também no Google "Mercadoria Nacional - TCIF/TS"

Estou pensando em segurar a mercadoria aqui na empresa até que ocorra o pagamento por parte do meu cliente e a geração do PIM por parte do Suframa.

Só o fato de o meu cliente precisar pagar novas taxas, já me deixa com dúvida se isso dará certo..

**Atualizando..

Então, enfim deu certo aqui..

Realmente, a empresa emitente deverá "SOLICITAR GERAÇÃO DO PIM".

No meu caso não despachei a mercadoria até ter o PIN impresso para grampear na nota.
Liguei para o cliente, que mandou ligar para o contador (normal né).
Em contato com os contadores, os mesmos fizeram a confirmação no sistema do Suframa, liberando assim a emissão do PIN para despachar a mercadoria.

No caso os meus dois cliente eram do Simples, e por isso não precisaram pagar as novas taxas.


Então para quem não está sabendo o que fazer, minha dica é: Solicite o PIM no site do Suframa e entre em contato com seu cliente para efetuar a confirmação do mesmo.

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Romildo Nascimento

Romildo Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Faturista
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 18:18

olá pessoal!

A MP nº 757/2016 instituiu uma nova sistemática de arrecadação de recursos próprios para a Suframa, por meio da criação de duas novas taxas: a Taxa de Controle Administrativo de Incentivos Fiscais - TCIF e a Taxa de Serviços - TS. Referido instrumento legal passou a produzir efeitos a partir do dia 20/3/2017. Nessa nova perspectiva, houve a alteração de alguns fluxos, como por exemplo: o fornecedor não gera mais o PIM, ele insere os dados das notas fiscais e cria uma solicitação, a qual deverá ser aceita pelo destinatário e este deverá pagar a Guia de Recolhimento da União em até cinco dias úteis. Somente após a liquidação do débito é que o Sistema irá gerar uma numeração para esse PIM, e a partir de então será possível inserir os dados de carga. Sugiro que acessem o material explicativo por meio do seguinte link: http://site.suframa.gov.br/assuntos/tcif-ts. Caso necessite de algum suporte adicional, é possível entrar em contato por meio do telefone Oculto, 7054 e 7078.

Fabiana Pirangi

Fabiana Pirangi

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 10:19

Bom dia,

Tenho algumas dúvidas com relação a este tema e gostaria de compartilhar e verificar a opinião de vocês:

1) Devemos aguardar a confirmação do pagamento/geração do PIN para despachar a mercadoria?

2) A data da geração do PIN revalida a data de saída da mercadoria?

Nesta nova situação, teríamos a circulação da mercadoria com uma NF após 5 dias de sua emissão. Aguardar a geração do PIN somente após o pagamento da taxa pelo menos aqui em nossa empresa atrapalha fluxo operacional de coleta da mercadoria/envio para o cliente.

Obrigada

Max

Max

Bronze DIVISÃO 2, Analista Logística
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 10:45

Bom dia a Todos !

Evandro,

Quanto a essas novas regras da geração do PIN...

Fiz o Procedimento, conforme informado. Gerei o Lote, solicitei ao cliente pra ele liberar a geração do PIN.

O Meu problema é que não estou conseguindo, IMPRIMIR esse PIN. Já gerado e Liberado pelo Cliente.

Fico Grato pelo retorno a quem puder mim ajudar.

Estou precisando liberar urgente essa mercadoria.

Abraço a todos.



Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 11:09

Fabiana Pirangi

Fabiana Pirangi

Vamos lá,

1) Devemos aguardar a confirmação do pagamento/geração do PIN para despachar a mercadoria?

Então, no caso da nossa empresa iremos sim aguardar o PIM estar liberado pelo cliente. Até pq se o cliente não efetuar o pagamento das taxas, a solicitação é cancelada, e mercadoria ficará sem o PIM
Esse ano fomos autuados por problemas de Suframa. Despachamos mercadoria para cliente nosso que estava com incentivo de ICMS, mas não estava OK para Geração do PIN. O que fizemos? Na época encaminhamos sem o PIM mesmo. Hoje, depois de 4 anos e meio fomos notificados dessas notas fiscais.
Ou seja, mercadoria sairá daqui da empresa estando 100%.

Pelo fato dos clientes optantes do MEI/Simples Nacional não precisarem efetuar o pagamento das novas Taxas, acredito que o processo será mais rápido. Pelo menos no nosso caso, já que a maioria tem esse enquadramento.

2) A data da geração do PIN revalida a data de saída da mercadoria?

Como não temos problemas com data de saída, pelo menos não por parte das transportadoras, não saberia te afirmar.
Despachei ontem (21/03) uma N.F. emitida na Sexta-Feira (17/03).


Agora, sobre o fluxo operacional de coleta da sua empresa, já seria mudança de rotina né.. Quem sabe ligar para o cliente e deixar avisado sobre a futura emissão da Nota. Assim ele já terá ciência de que emitida a nota precisaria pagar o imposto para vocês despacharem no mesmo dia.

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Raphael Patera

Raphael Patera

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 11:13

Gabriela Fonseca


Veja o link no qual o emitende terá que assumir o custo OU entrar em contato com o destinatário por cada PIN gerado.

Infelizmente é inacreditável.

Mais informações podem ser obtida neste link

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 11:16

Max e Gabriela Fonseca

Nas 03 notas fiscais que eu fiz a emissão, nas 03 solicitações que eu fiz do PIN, consegui imprimir normalmente.

Nos 03 casos o meu cliente não precisou pagar as taxas, sendo assim apenas fizeram a confirmação.
Automaticamente o Status alterou para "Aguardando Dados de Carga", gerou o número do PIN, fiz a consulta no sistema do Suframa na aba "PIN", e no final havia a opção Imprimir PDF

No caso do MAX, aparece para você o número do PIN? Consultando por esse número não encontra os dados dele?

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Fabiana Pirangi

Fabiana Pirangi

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 11:33

Evandro,
obrigada pelos esclarecimentos.

Também entendo que só poderei despachar a mercadoria após a confirmação do pagamento da taxa e do PIN, ou seja, somente desta forma podemos garantir o incentivo do ICMS.

Com isso a área de transportes é que terá que se adequar a esta novo processo que foi modificado.


De qualquer forma, temos receio da fiscalização da barreira questionar por que demoramos tanto para transitar com a mercadoria, mas acredito que para nessa situação por conta deste novo fluxo isso é justificável.

Por acaso, nos casos em que você conseguiu liberar a mercadoria tem algum que não foi p/MEI ou Simples Nacional? Se sim, a liberação do PIN foi automaticamente após o pagamento ou esperou um dia útil (tempo para processar o pagamento).

Obrigada

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 11:48

Fabiana Pirangi

Pior que não, os 03 clientes que precisei da liberação do PIN eram do Simples, e com isso foi tudo rapidinho..

Só quero ver quando aparecer um que terá que pagar.. rsrs

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 12:19

Só uma pergunta, que não entendi nesses esclarecimentos todos, a Guia GNRE deverá ser paga antecipada pelo cliente também?

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 13:20

Pessoal, boa tarde.

Essas novas regras são apenas para as notas emitidas a partir do dia 20.03.17, ou nota emitida em 16.03 já deve seguir esse mesmo roteiro??

Agradeço

Max

Max

Bronze DIVISÃO 2, Analista Logística
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 13:22

"No caso do MAX, aparece para você o número do PIN? Consultando por esse número não encontra os dados dele?"

Amigo Evandro, Quando vou no Icone "PIN" e coloco pra pesquisar ou pela data ou pelo numero do Lote, ele não aparece disponivel para eu imprimir...

Quando acesso os dados do lote, aparece a situação: Lote - Aguradando Geração do PIN


Super Estranho...Mim Ajudem :/

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 13:44

Juliana

A Regra vale não para as Notas, mas sim para a data da geração do PIN.
Exemplo disso foi a minha nota emitida em 17.03.17, e fiz o Lote do PIN na Segunda (20.03).
Ai já entrou nessa nova regra..

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Romildo Nascimento

Romildo Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Faturista
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 13:45

Caro Max!

Como mencionei anteriormente "o fornecedor não gera mais o PIM", ou seja temos que aguardar a SUFRAMA reconhecer o pagamento e gerar o PIM.

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 13:55

Max

Sabe informar se esse seu cliente é do MEI ou do Simples?

Como o Romildo falou, caso o cliente não esteja nesse enquadramento, terá que efetuar o pagamento das Taxas, para somente então a Suframa Gerar o PIN.

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
FERNANDA

Fernanda

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 14:03

Evandro, boa tarde.

Então, se o PIN foi gerado antes do dia 20/03/2017 não há nenhum procedimento novo a ser efetuado?

Obrigada.

Max

Max

Bronze DIVISÃO 2, Analista Logística
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 14:59

Bruno / Romildo !

Muito Obrigado pelos Esclarecimentos.

De fato, o Cliente não se enquadra no MEI e Simples, ou seja, conforme informado por vocês, quem gera o PIN é a propria SUFRAMA, mediante o Pagamento das Taxas pelo Cliente Destinatario.

Já Entrei em contato com o Cliente, eles vão gerar as Guias e Efetuar o Pagamento para a SUFRAMA

Estava correndo feito um louco aqui..kk...Achando que eu teria no processo, ter feito algo errado, acarretando na não geração...

Muito Obrigado Mesmo!!!

Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.