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SUFRAMA - Geração do PIN (Novas Regras??)

Gizele Valsecchi Viasseli

Gizele Valsecchi Viasseli

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 09:20

Bom dia pessoal! Fiz todo o procedimento na maneira nova, agora o status está como: "Aguardando Dados de Carga". O que devo fazer depois disso? sou do escritório contábil e é a primeira vez que faço esse procedimento de geração de PIN.
Obrigada

Gizelinha Viasseli
Depto Fiscal
Macrocontabil Brandão S/S Ltda
Garça/SP
Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 09:34

Gizele Valsecchi Viasseli

Bom Dia,

A partir de agora fica por conta da transportadora, caso você não tenha despachado a mercadoria ainda, imprima o PIN, anexe a nota e libere a mercadoria para transporte.

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Priscila

Priscila

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 10:42

Bom dia!

Também já estou ficando quase louca com essas mudança na emissão do PIN!!! rsrs...
Já fiz todo o processo de Transmitir o arquivo lote de NF, solicitei a geração de PIN,consultei a solicitação de PIN.
Meu cliente já confirmou a solicitação de PIN, já gerou o TCIF e já pagou o débito [GRU]. Porém desde o dia 21/03 o status não muda.
Fica a mesma mensagem: -AGUARDANDO GERAÇÃO DO PIN. não sei mais o que eu faço. Alguém me socorre por favor rssrs...


Max

Max

Bronze DIVISÃO 2, Analista Logística
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 10:43

Bom dia !

Meus caros, Ainda não conseguir visualizar o PIN para imprimir e liberar o motorista...:/

Fiz todo o procedimento, gerei o lote, o destinatário ja validou a NF, efetuou o pagamento das taxas, fui no WS Sinal, no "PIN" , fiz a pesquisa pelo período e nada de conseguir Imprimir o danado desse PIN.

Gizele,

O PIN, foi gerado por voce ou pelo SUFRAMA ?

Teria como enviar a tela de onde vocês conseguiram visualizar o PIN ?

Evandro...Romildo...Pleasee

Email: @Oculto
Whats: 84 9.9168-7721

SELMA CRISTINA

Selma Cristina

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 10:48

Bom dia!
Tenho acompanhado esse assunto aqui mas ainda estou com dúvidas. Ontem entrei em contato com meu cliente informando que ele deveria acessar o sistema e recolher a GRU para geração do PIN. O que não entendi foi que hoje ao gerar o sistema WS SINAL no icone "PIN" consultei dados do PIN que consta situação "NF - AGUARDANDO DADOS DE CARGA" e gerei o PIN normal. Está correto esse procedimento? Meu cliente é lucro presumido. Alguém já passou por essa situação?

Gizele Valsecchi Viasseli

Gizele Valsecchi Viasseli

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 10:49

Olá Max...

Olha eu mexi tanto la e fiz tanta coisa para tentar gerar esse Pin que nem sei te falar o que fiz, hehe

Fiz todos esses passos que você fez, depois para consultar eu fui em: Consultar Solicitação de PIM

Coloquei a data do dia que cadastrei a nota ate a data de hoje, aí apareceu o PIN que que a solicitação havia sido deferida.

Gizelinha Viasseli
Depto Fiscal
Macrocontabil Brandão S/S Ltda
Garça/SP
Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 11:09

Priscila,

O fato do Status não ter alterado desde o dia 21/03 (ou seja 2 dias) pode estar associado ao tempo do banco em confirmar o pagamento ao Suframa..

De acordo com o Fluxo do Suframa , há um prazo entre o pagamento e a confirmação "GRU Cobrança: D+1, as 7h // GRU Simples: D+3, as 7h"

Talvez por isso ainda não tenha sido alterado.

Max,

Vou te chamar no Whatts..

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Romildo Nascimento

Romildo Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Faturista
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:11

Evandro,

Não tive contato direto com o cliente, essa parte ficou por conta do nosso COMERCIAL.

Estarei coletando mais informações e em breve comentarei mais sobre o assunto.

Uma duvida, o cliente em questão é OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL, onde você conseguiu a informação que ele seria isento?

Abraço.

RITA

Rita

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:16

Vocês podem me esclarecer uma dúvida? Então se o destinatário for optante pelo simples/mei a única mudança é "confirmar a geração do pin"? Depois disso o remetente/fornecedor já consegue a emissão?

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:18

Romildo Nascimento

Minha contabilidade havia confirmado pra mim..
Mas também encontrei Aqui e Aqui

"Isenções e reduções
A equipe técnica da SUFRAMA também destacou algumas isenções previstas na MP 757. O microempreendedor individual, as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo regime especial simplificado de arrecadação (Simples) estão isentos. Também estão isentos produtos como equipamentos médico-hospitalares; operações comerciais relativas a livros, jornais, periódicos e papel destinado à impressão; e produtos integrantes da cesta básica."

No caso em que o cliente não precisa pagar a taxa realmente é mais "rápido"..


Rita

Isso mesmo Rita, uma vez que o cliente for MEI ou Simples ele apenas irá confirmar a sua solicitação.
É claro, que no final quando ele receber a mercadoria deverá Confirmar o Recebimento no Posto Virtual FLUXO

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Max

Max

Bronze DIVISÃO 2, Analista Logística
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:58

Boa Tarde Meus Caros,

PIN gerado com Sucesso!!!!!!!!!! ;D

Realmente eu tiver que esperar pacientemente(sqn) pela compensação no Banco.

Priscila, é só aguardar o seu cliente/destinatário pagar, seus procedimentos estão corretos..

Muito Obrigado a todos...

Em especial a Evandro e Romildo...

Abraço...tmj!

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 08:47

Caros, Bom Dia.


Tenho algumas duvidas que gerar o PIN o Remetente (Fornecedor) ou Destinatario (Cliente) ? Se for eu (Remetente) em que tela consigo gerar

No momento aparece a mensagem para mim AGUARDANDO GERAÇÃO DO PIN, tenho de aguardar.

Obrigado.

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 08:55

O responsavel pelo pagamento é o destinatario.
Minha duvida é quem gera o PIN e em que momento, por favor alguém que já fez o processo pode me ajudar.


Grato,

Alessandra

Alessandra

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 09:16

Bom Dia, Gente!

Em relação com as mudanças do portal do suframa, também estou com bastante dificuldade, não tem nenhuma atualização no portal de como proceder em relação a solicitação de geração do PIM, sem falar que os telefones demoram muito a atender, enfim, consegui falar com alguém de lá, o que eles me passaram foi que, agora o remetente solicita o PIM e o destinatário é quem CONFIRMA E GERA O PIM, ou seja temos que ficar ligando para o cliente, chato isso, agora estou com dificuldade para IMPRIMIR O PIM, em um dos que eu solicitei aparece SOLICITAÇÃO DEFERIDA , ou seja, aceita! Mas nao estou conseguindo IMPRIMIR, ate consulto mas nao aparece. Alguém me ajuda?! rs..

Claudio de Mira

Claudio de Mira

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 10:01

Bom dia a todos,

Fiz uma consulta na Suframa e me retornaram o passo a passo:

AVISO
IMPORTANTE SOBRE A NOVA SISTEMÁTICA NA EMISSÃO DE PIM


O
Fornecedor continua emitindo o PIM, no entanto, o procedimento de
geração teve algumas mudanças, conforme segue abaixo o Passo à
Passo:



Passo: O Fornecedor, antes de emitir a NFe, deve fazer
a consulta no site da SUFRAMA, para ver se a inscrição do
destinatário está habilitada na SUFRAMA, essa consulta é feita no
site da SUFRAMA, na aba Serviços, Sistema de cadastro de empresas,
ACESSO, Consultar inscrição cadastral – Exclusivo Fornecedor;



Passo: Estando Habilitada a Inscrição SUFRAMA do
Destinatário, o Fornecedor pode então emitir a NFe;




Passo: Após a emissão da NFe, o fornecedor irá utilizar o
programa SINAL 6.0, o manual para utilização deste programa e como
acessá-lo se encontra no link abaixo:

https://wwws.suframa.go v.br/servicos/Nacional/FAQ_Internamento/passo-a-passo-ilustrativo-remetente-nf-eletronica.pdf



Passo: Após a geração do Lote, o aquivo estará pronto
para ser transmitido para a base de dados da SUFRAMA, o fornecedor
deve então acessar o site da SUFRAMA, aba Serviços, WS Sinal/Sinal
6.0, Consultar PIM(ACESSO REMETENTE/TRANPORTADOR/DESTINATÁRIO), e
clicar em Importar Dados e proceder conforme o manual que consta no
3° Passo;




Passo: Acessar a opção: Solicitar Geração de PIM. Nessa
opção, para localizar o lote pode ser digitado seu n° ou pode
pesquisar pela data. Após localizar o n° do lote é só clicar no
quadradinho à esquerda do n° e clicar em: Solicitar PIM;



Passo: Para consultar o STATUS da Solicitação de PIM, é só
clicar na opção: Consultar Solicitação de PIM, a consulta pode
ser efetuada pelo n° de solicitação ou pelo período da
Solicitaç� �o, o PIM recém solicitado ficará com o STATUS: SOL -
AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO DO DESTINATÁRIO;



Passo: A partir deste passo, o Destinatário entrará no
processo de geração de PIM, ele deve acessar site da SUFRAMA, aba
Serviços, “Comprovante
de autenticação do manifesto”,

ele deve
clicar em “Confirmar Solicitação para Geração de PIM”, a
consulta das
solicitações pode ser pelo n° da solicitação ou pela data;



Passo:
Ao escolher o n° da solicitação, o destinatário irá analisá-la,
tendo a opção de indeferir, caso haja alguma divergência;




Passo:
Estando correta a solicitação,
o
destinatário confirma
a solicitação,
clicando
no quadradinho à esquerda e depois na opção: Confirmar
Solicitação;


10°
Passo: Caso o destinatário não seja isento da
TCIF, conforme o art. 9° da MP N° 75 7/2016, então ele deve acessar
o site da SUFRAMA, aba Serviços, Sistemas de Arrecadação,
Pagamento de TS/TCIF, colocando o CNPJ e a mesma senha que utiliza
para entrar na Confirmação de Recebimento de Mercadoria – Posto
Virtual, lá ele deve gerar a GRU e efetuar o pagamento da TCIF;


11°
Passo: Após o pagamento e confirmação bancária
junto à SUFRAMA, que ocorre no próximo dia, o n° do PIM será
gerado, para que o fornecedor possa visualizar o n° do PIM ele deve
acessar o site da SUFRAMA, aba Serviços, WS Sinal/Sinal 6.0,
Consultar PIM(ACESSO REMETENTE/TRANPORTADOR/DESTINATÁRIO), e clicar
na opção: Consultar Solicitação de PIM, e então aparecerá o
Número do PIM, na respectiva opção;


12°
Passo: O Fornecedor então copia esse n°, e vai
na opção: PIN, nessa opção ele coloca esse n° e então imprime o
PIM;


13°
Passo: Após a impressão do PIM, o fornec edor
pode solicitar a coleta das mercadorias pela transportadora.


OBS1:
A legislação não impede
o trânsito da mercadoria sem PIM, no entanto o PIM deve ser gerado
até o ingresso no estado do destinatário, de acordo com a MP
757/2016.


OBS2:
Segundo
a Portaria SUFRAMA n° 61, de 02/03/2017:

Art.
20 Sendo identificada alguma divergência ou diferença de valores
pagos a menor ao que é devido, implicará em cobrança residual dos
valores apurados.


Para
mais informações, favor acessar o site abaixo:

http://site.suframa.gov.br/assuntos/tcif-ts

Regiane

Regiane

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 11:21

Estou com problemas na hora de "Solicitar geração de PIN", apresenta erro:

"A chave de acesso 3517..... do Lote nº 312017 não foi encontrada no ambiente nacional"


Alguém do que se trata?? Já conferi e esta tudo ok, a chave esta correta e a nota autorizada..

Obrigada

Fabiana Feliciano

Fabiana Feliciano

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 12:30

Estou com problemas na hora de "Solicitar geração de PIN", apresenta erro:

"A chave de acesso 3517..... do Lote nº 312017 não foi encontrada no ambiente nacional"


Alguém do que se trata?? Já conferi e esta tudo ok, a chave esta correta e a nota autorizada..

Obrigada


Estou com a mesma mensagem desde das 9h ....

Marilia Calif

Marilia Calif

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 13:41

Prezados colegas,

A partir de 20/03/2017 o Remetente SOLICITA o PIN e o Destinatário emite, e faz o recolhimento das taxas.

Apanhei muito também, pois na sexta emiti um PIN e na segunda já não pude fazê-lo.

Agora que entrei em contato com a consultoria de Manaus e me informaram isso.


SUFRAMA - Passo a Passo

Boa sorte a todos!!!

Fabiana Feliciano

Fabiana Feliciano

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 14:11

ok ,

Porem fiz tudo ok ... Gerei o lote e ao solicitar a geração do PIM , me retorna com a mensagem que a chave de acesso não se encontra no ambiente nacional .

Mas eu consultando a chave está ok ...

Estou desde cedo tentando e nada

Evandro Bruns

Evandro Bruns

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 15:43

Fabiana Feliciano

Oi Fabiana, sei que a pergunta pode ser meia boba.. Mas realmente está certa a Chave?! hehe

Pra mim tbm já aconteceu este erro, mas não demorou tanto assim.. Conferi umas 3x pra ter certeza que estava certo..

Skype: ribeirobruns
Whatts: (47) 9 8456-0945
[email protected]
Fabiana Feliciano

Fabiana Feliciano

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 15:52

Evandro está sim ,

A chave de acesso OcultoOcultoOculto09753 do Lote nº 32017 não foi encontrada no ambiente nacional

Consultando a chave acima é verificado que a mesma consta a autorização .


Obrigada , mas se caso souber de alguma novidade me conta

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 16:00

Fabiana,

Comigo aconteceu isso também, mas logo depois estava ok.
Teve uma caso que demorou um pouco mais, exclui o lote e fiz outra solicitação do PIN demorou ou pouco validou.

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