x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.583

Dúvida quanto ao CNAE

João Pedro Vieira Franco

João Pedro Vieira Franco

Iniciante DIVISÃO 3, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 19:03

Olá, caros amigos,

estou abrindo uma empresa e tenho dúvidas quanto ao CNAE. Irei explicar de forma rápida a atividade da empresa:
A empresa irá trabalhar com entregas de alimentos em domicilio, esses alimentos não serão produzidos nem armazenados por nós. O fornecedor irá entregar os alimentos sob demanda, diariamente. O cliente faz o pedido, avisamos o fornecedor com um dia de antecedência, e no dia da entrega buscamos o pedido e levamos ao cliente. Resumindo: nosso serviço é a entrega desses alimentos APENAS.

Imagino que minha atividade se enquadre em um desses cnaes:
5620-1/04 - Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
Esta atividade compreende:
- a preparação de refeições ou pratos cozidos, inclusive congelados, entregues ou servidos em domicílio
Inscrição Estadual
Para este CNAE haverá obrigatoriedade de Inscrição Estadual

Problema: eu não irei PREPARAR as refeições, apenas entregar, e como esse cnae é do anexo de comércio, creio que precisarei de alvará sanitário, mas a questão é que não teremos sede, tanto é que no contrato social irei colocar meu endereço pessoal como referência,

5320-2/02 - Serviços de entrega rápida
Esta atividade compreende:
- os serviços de entrega de mercadorias do comércio varejista e de serviços de alimentação no endereço do cliente
- os serviços de entrega de encomendas por moto boy
Inscrição Estadual
Para este CNAE não haverá Inscrição Estadual

Problema: as alíquotas para esse cnae no simples são consideravelmente maiores do que o anterior, e não tenho certeza se minha atividade pode ser enquadrada nele.

enfim, agradeço antecipadamente a disposição dos amigos.

Atenciosamente,
João Pedro F.

CAMILA

Camila

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 08:08

João Pedro Vieira Franco bom dia!

Se irá apenas fazer as entregas, deverá utilizar o CNAE 5320-2/02.

Pense comigo: contabilmente falando você não terá entrada de mercadorias para a preparação de refeições (CNAE 5620-1/04), correto? Assim, você teria receitas provenientes de vendas que não tiveram entradas na sua empresa. Além disso, se você se enquadrar no CNAE 5620-1/04 terá NFs de comércio (que não é correto) e ainda estaria sujeito ao licenciamento sanitário.

Ademais, o CNAE 5320-2/02 pertence ao Anexo III, onde os percentuais de tributação começam em 6%.

Sugiro que consulte um colega contador da sua região.

Se tiver mais alguma dúvida volte a postar.

Camila
Contadora
Gufo Carmine Organização Contábil
(11) 9-6905-6882

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.