x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 401

Aluguel - IRPF

Cristiano

Cristiano

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Desenvolvimento
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 21:57

Prezados, boa noite!

Estou preenchendo minha declaração de imposto de renda e tenho uma dúvida.

Em 2016, além do meu rendimento assalariado, tive rendimento de aluguel no valor de R$ 720,00 mensal. Lançando esse valor no programa do carnê do leão não gera imposto, pois o valor é menor que o da tabela de progressão.

No IRPF 2017 estou preenchendo em Rend. Trib. Recebidos de PF/Exterior na coluna aluguel. Quando faço isso, o programa gera imposto a pagar de 27,5% sobre o total recebido de aluguel no ano.

Minha dúvida é:

Porque o programa está gerando esse imposto se o valor está abaixo da tabela de progressão?

Obrigado.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 08:38

Bom dia!

Por isso que o nome é Declaração de "Ajuste" Anual. Separadamente, o teu rendimento de aluguel é isento, mas a tributação, na DIRPF, não é em separado, é pelo TOTAL dos rendimentos tributáveis recebidos durante o ano.
Ao somar o salário + o aluguel, totalizou um valor acima de R$ 55.976,16, enquadrando na alíquota de 27,5%.

Durante o ano, podes fazer um recolhimento "complementar" do imposto, caso não deseje pagar todo o IR em abril (ou parcelado) do ano seguinte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.