x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 653

Guia Sindical não paga

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 08:16

Bom Dia,
estou pra marcar homologação de 3 funcionários e o sindicato não quer fazer devido que a empresa não recolheu as guias sindicais ref. 2015 e 2016. É correto da parte do sindicato tal atitude? pois o funcionário não tem culpa da empresa não ter repassado o valor que foi descontado do mesmo.
Teria algum respaldo na CLT onde permite o sindicato não realizar a homologaçõa nem mesmo marcá-la?

att,

Memento Mori.
Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 08:33

Thais Cristina bom dia, sim eles podem se recusar a homologar e a forma de eles forçar a empresa pagar os debitos, quando o sindicato não homologa você pode agendar no ministerio do trabalho se não me engano você so tem que solicitar uma declaração ao sindicato falando o motivo da recusa de não homologar.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 09:41

Na minha cidade eu agendo por e-mail , mas e bom você verificar como funciona na sua cidade, na maioria das vezes vem falando na propria cct.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 10:26

Compreendo.
Só queria saber se tem algum respaldo quanto a isso, pois nem na convenção eu encontrei, e o MTE daqui não fazem homologaçõ.

Obrigada

Memento Mori.
Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 10:30

Thais Cristina o MTE não faz homologação? primeira vez que vejo isso , tem cidades que quando não há sindicato, MTE , pode ser feito com juiz de paz.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Leonardo Rocha Dantas

Leonardo Rocha Dantas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 11:29

Thais.

Aqui na minha cidade não tem agência do MTE ai toda vez preciso deslocar para a cidade vizinha.
E quando tive que fazer homologação no MTE eles me pediram as guias de contribuição do sindicato pagas.


"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum".
Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 13:06

Vixe rsrsrs então não vai dar pra fazer não..
A empresa não está com as guias nem a contabilidade antiga, e a empresa alega que não vai efetuar o pagamento por ter sido erro da contabilidade anterior e taus...

Bom, vou ver o que posso fazer aqui para agilizar..

Obrigada!

Memento Mori.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.