x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 576

IRPJ e CSSL - Pagamento através de Quotas

jacymara angelica da silva

Jacymara Angelica da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 12:55

Prezados, Boa tarde!

Gostaria de tirar uma dúvida: Fizemos a apuração para saber o valor a se pagos através das cotas , tanto para o IRPJ e a CSLL. Foram efetuados as dois vencimentos referente a 1 ª e 2ª cota do 3º trimestre, mas, quando foi para emitir o Darf da 3ª cota identificamos que está com uma divergência no valor Bruto , e então recalculamos e achamos a diferença das duas primeiras cotas. Essa diferença de 50,00 incluímos para pagarmos na ultima cota.

Depois que transmiti a DCTF , dois dias depois a receita gerou um relatório de pendência com essa diferença de 50,00.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 13:28

Jacymara,
Pelo que eu entendi você retificou a DCTF com o valor correto dos tributos, correto?
Se ainda não foi efetuado o pagamento da terceira quota, quando cair o pagamento no sistema a Receita deve baixar esse valor das pendências.

jacymara angelica da silva

Jacymara Angelica da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 16:44

Boa tarde, Fernanda!

Obrigada por sua resposta.

Talvez não tenha me expressado bem.

A empresa pagou as duas primeiras cotas do 3º Trimestre a menor. Ai na terceira cota a ser paga identificamos que existia uma diferença de 50,00 tanto para o IRPJ quanto para CSLL , nós recalculamos e incluímos essa diferença na terceira cota e efetuamos o pagamento. Quando transmiti a DCT de 12/2016 e informei o pagamentos das cotas , dias depois apareceu essa pendência de 50,00 como não tivesse sido recolhido. Será que eu teria que ter emitido uma guia a parte tanto para o irpj e para o csll , ao invés de ter incluído nas ultimas cotas de cada um deles ?


Estou preocupada porque a certidão vencerá o próximo mês,

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 17:21

Jacymara,
Acredito que sim pois se você analisar, os valores das quotas tem que ser iguais o valor bruto. Como você fez o pagamento das terceira quota "a maior", a Receita entende que ainda não foi pago o restante, creio eu.
Você poderia me explicar em valores para que eu entenda melhor a situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.