x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 13.284

Contabilização imobilizado

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 14:55

Boa tarde. Estou com uma duvida na contabilização da compra de um imobilizado por uma fundação, utilizando recurso do convenio.

A contabilidade é feita da seguinte forma:

Na assinatura do contrato contabiliza-se o total do convênio
D - Convênio A - (Ativo)
C - Convênio A - (Passivo)
50.000,00

No recebimento das parcelas:
D - Bancos (Ativo)
C - Convênio A (Ativo)
10.000,00

Na aquisição de um imobilizado a vista:
D - Convênio A - (Passivo)
C - Bancos (Ativo)
5.000,00

Minha duvida é qual lançamento devo fazer para que o bem comprado componha o imobilizado da fundação.

Desde já agradeço pela atenção.

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 13:28

Não entendi. Trabalhamos com duas contas de Convenio uma no Ativo e outra no Passivo, porém se eu fizer esse lançamento na conta do ativo o saldo desta conta ficará virado e se eu fizer no passivo, ela ficara com saldo positivo, sendo que o saldo tem que ser zerado.

Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 14:45

boa tarde, karina
esse lançamento que tinha proposto foi pelo que entendi do seu terceiro exemplo de lançamento ..
então o lançamento é o normal, o seu terceiro exemplo de lançamento fica ... se eu estiver entendendo certo ...
D - imobilizado
C - banco

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 15:56

Você está entendendo errado. Esses 3 lançamentos que mostrei são os que são feitos. Além desses 3 lançamentos eu preciso fazer um para que o bem componha o meu imobilizado, porém não sei qual a conta de contrapartida, ja que com esses lançamentos a minha conta do convenio de ativo e passivo ficam certas e zeradas e a conta do banco fica certa também.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 17:38

Você está entendendo errado. Esses 3 lançamentos que mostrei são os que são feitos. Além desses 3 lançamentos eu preciso fazer um para que o bem componha o meu imobilizado, porém não sei qual a conta de contrapartida, ja que com esses lançamentos a minha conta do convenio de ativo e passivo ficam certas e zeradas e a conta do banco fica certa também.


Karina,

O colega Thiago entendeu o que foi possível de entender. Por gentileza, melhore a exposição de sua dúvida, pois a contabilização que ele sugeriu faz sentido para mim.

Explique-me, porque na contabilização de um imobilizado, você debita o passivo conforme abaixo?

Na aquisição de um imobilizado a vista:
D - Convênio A - (Passivo)
C - Bancos (Ativo)
5.000,00

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 07:57

Karina, bom dia,
O lançamento do imobilizado seria o seguinte:

D. Ativo Imobilizado (ANC)
C. Receita Diferida (P.C)

A despesa com depreciação:
D. Desp. Depreciação (CR)
C. Depreciação Acumulada (ANC)

D. Receita Diferida (P.C)
C. Receita c/Convênio A (CR)

Espero ter ajudado

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 15:52

Boa tarde Mauricio,

Explique-me, porque na contabilização de um imobilizado, você debita o passivo conforme abaixo?


Porque eu estou utilizando recurso do convenio. Quando utilizo recurso do convenio para comprar qualquer bem ou quitar qualquer despesa eu preciso utilizar esta conta no passivo demonstrando que utilizei tal recurso. O meu ativo e meu passivo devem ser iguais, correto? Pois então, a aplicação do recurso se dá pelo ativo ( na conta de convenio, quando ainda não recebi e na conta do banco quando recebo) já a contrapartida ou origem do recurso pelo passivo, já que é um recurso de terceiros.

Com esses 3 lançamentos que fiz, se vocês fizerem os razonetes de tais contas, irão verificar que as contas de convênios, tanto no ativo quanto no passivo, ficarão corretamente zeradas, pois todo recurso deve ser utilizado e deve ser feito uma prestação de contas para a prefeitura.

Com a análise desses lançamentos, verifiquei a lógica abordada, porém sei que está faltando algo, pois se o bem imobilizado não tiver no contrato do convenio que pertence à prefeitura, este deve ser imobilizado pela instituição, porém não sei qual lançamento farei para imobilizá-lo sem prejudicar a minha contabilidade.

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 10:34

Prezada Karina, bom dia!


A sua diferença acontece quando você fez o último lançamento:

"Na aquisição de um imobilizado a vista:
D - Convênio A - (Passivo)
C - Bancos (Ativo)
5.000,00"

Na verdade seu lançamento deve ser:

D - ATIVO IMOBILIZADO (NÃO CIRCULANTE-IMOBILIZADO)
C - BANCOS - RECURSOS DO CONVÊNIO (ATIVO)

O lançamento é uma operação que só vai envolver as contas do ATIVO. Na conta do PASSIVO você faz o lançamento quando você executa uma DESPESA, ou quando reconhece uma RECEITA (rendimento de aplicação) para diminuir/aumentar, evidenciando a execução do convênio.
Quando se trata de compra de bens que irão compor o ATIVO IMOBILIZADO, você reconhece no grupo correto, do imobilizado. Seu ATIVO e seu PASSIVO (referentes ao Convênio) estarão iguais. Você vai, de fato, evidenciando conforme vai ocorrendo a depreciação, uma conta de DESPESA.

Geralmente, quando o recurso disponibilizado pelo poder público, também compreende a compra de ATIVO, no Termo de Convênio/Contrato/Parceria são estipuladas as regras, ou seja, "após o término da vigência, os bens deverão ser doados ao órgão que firmou a parceria ou a outra entidade semelhante".


Assim, seu lançamento só seria efetuado quando ocorrer o encerramento do vínculo. Exemplo:

R$ 125.000,00......ATIVO CIRCULANTE (Bancos, Caixas, Aplicações, etc.) Referentes a Parceria
R$ 25.000,00......ATIVO NÃO-CIRCULANTE (Imobilizado - (-) Depreciação = Valor Líquido) Referente a Parceria

R$ 150.000,00....................PASSIVO DO CONVÊNIO (Valor à Realizar)


Doação dos Bens para a Prefeitura, no caso:
D - DOAÇÃO/PERDAS/ETC (DESPESA)
C - ATIVO IMOBILIZADO (NÃO CIRCULANTE-IMOBILIZADO)


Reconhecimento da Execução do Convêncio
D - PASSIVO DO CONVÊNIO (PASSIVO)
C - CONVÊNIO PREFEITURA - REALIZADO (RECEITA)

Saldo Final na Conta Bancária, para ser devolvido ou reconhecido como Receita da Entidade: R$ 125.000,00



OBS: Caso o Imobilizado adquirido não precise ser Doado ao órgão, o mesmo deverá ser incorporado ao Patrimônio da Entidade, mediante uma conta de Bens Recebidos em Doação.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
ELISABETE DUARTE

Elisabete Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 12:14

Karina,
Bom dia seguindo seu exemplo...


Na assinatura do contrato contabiliza-se o total do convênio
D - Convênio A - (Ativo)
C - Convênio A - (Passivo)
50.000,00 ok

Neste segundo lançamento, vc baixa o contas a receber, pq já foi creditado, ok?

No recebimento das parcelas:
D -Bancos (Ativo)
C - Convênio A (Ativo)
10.000,00

D - Convenio (Passivo)
C - RECEITA DE PROJETO (resultado)
10.000,00

Neste quarto lançamento, você não usará mais Banco, porque o dinheiro da parcela já foi creditado e vc fez o lançamento 2, fez a baixa da obrigação mediante contrapartida da Receita do Projeto e na aquisição do bem, ou poderia ser outro gasto vc debito o gasto e credita do bco (pagamento).

Na aquisição de um imobilizado a vista:
D - IMOBILIZADO
C - Bancos (Ativo)
5.000,00

É assim que faço. ????

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 13:46

Não entendi muito bem Ezequiel, pois fazendo este lançamento conforme você me informou, a minha conta convenio no Passivo ficará com saldo. Já que ela vai zerando conforme eu utilizo o recurso do convenio. Pois ao final de cada período preciso demonstrar que todo recurso foi gasto e esta conta precisa ser zerada.

Outra situação, o bem imobilizado foi pago por recurso do convenio, então caso esteja explicito no contrato que este bem pertence ao órgão publico, de forma alguma posso lançar ele como uma doação, já que ele não é um bem de propriedade da entidade e sim do órgão publico, mas em uso da entidade. Porque não se pode doar o que não é seu, correto?

Agora, se no contrato não tiver explicito que o bem pertence ao órgão publico, este então irá ser de propriedade da entidade. Então entendi que posso fazer esse lançamento com a contrapartida nas receitas de convenio. Hoje essa conta não é utilizada para a contabilidade da entidade, então eis que me vem outra duvida, será que todo valor recebido pelo convenio deveria ser lançado nesta conta também?

Porque aqui só faz esse reconhecimento no ativo e passivo quando este recurso vem do convenio. Pois a mesma também opera com recursos próprios, então precisamos diferenciar na contabilidade quando algo é pago por recurso próprio e quando é pago por recurso do convenio, então por isso em toda operação que envolve recurso do convênio usamos as contas de convenio para demonstrar.

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 14:56

Prezada Karina,


Parágrafo I

A sua conta no PASSIVO só vai zerando a medida que você paga uma despesa.
R$ 10.000,00
D - Despesa de Salários (DESPESA)
C - Bancos Recursos Vinculados (ATIVO)

Para diminuir sua conta do PASSIVO, você lança contra uma conta de RECEITA o valor executado.
R$ 10.000,00
D - Convênio à Realizar (PASSIVO)
C - Convênio Realizado (RECEITA)


Parágrafo II

A nota fiscal é emitida contra a sua entidade, você reconhece ele no ativo imobilizado em um grupo específico do Convênio. Se a nota fiscal está no nome da sua entidade, de fato, o bem é seu. Você só vai transferir o bem para o órgão público, ao término da parceria, fazendo um termo de Doação citando que o bem foi adquirido com recursos do Convênio Tal e tal Doação/Incorporação ao patrimônio do órgão se dá em função da cláusula "X" do documento que deu origem ao vínculo.


Parágrafo III

A conta no grupo de RECEITA de um Convênio com recursos vinculados só irá registrar os Rendimentos com Aplicação Financeira (que passam a incorporar o valor do seu passivo) e a contrapartida do PASSIVO, para que seu resultado fique sempre zero (conforme parágrafo I).
O reconhecimento a que me referi, é no grupo de receitas da sua Entidade, pois o resultado passa a ser próprio e não mais vinculado a um Convênio.
Estou partindo do princípio que você tenha grupos de contas (ATIVO, PASSIVO, DESPESA e RECEITA) distintos para registrar Recursos Próprios de Recursos Vinculados, conforme você citou no parágrafo IV.



Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 14:50

Boa tarde pessoal, a minha talvez seja essa. Estou com a contabilidade de uma APM que adquiriu armários para a Escola e ventiladores, como contabilizar esse imobilizado? Uma vez que ficará para a Escola?? Grata.
Solange

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 15:01

Boa tarde Solange,

No caso você fará a contabilização da compra desses bens pela APM e após isso deverá ser feito a saída desses bens à título de doação para a escola. Não esqueça de fazer o termo de doação, especificando os bens que foram comprados pela APM e posteriormente doados para a escola.

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2017 | 08:41

Bom dia,


Na APM o lançamento será:

Compra dos equipamentos:
D - Moveis e utensílios (Ativo - Imobilizado)
C - Caixa / Banco (Ativo)

Doação de equipamentos
D - Doação (Despesa)
C - Móveis e utensílios (Ativo - Imobilizado)



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.