x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 49

acessos 20.827

MEI(micro empreendedor individual)

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 julho 2009 | 17:09

Boa tarde Andreza!!

Muito se tem falado ultimamente sobre o MEI. Aqui no nosso Fórum Contábeis temos vários assuntos sobre o tema.
Você pode ler esta postagem, esta outra ou ainda fazer uma Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=MEI" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisa.

Também encontrará informações na Resolução CGSN nº 58, de 27 de abril de 2009, no Portal do Empreendedor, no site do CRC/MG e ainda temos várias notícias sobre o assunto no nosso Portal Contábeis.


Bons estudos!!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
andreza

Andreza

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 13:58

Boa tarde!!!

muito obrigada pela dica...
e gostaria que podessem enviar sugestões como posso fazer esse tcc, qual poderia ser minha problematica...
estou aberta a segestões.

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 14:41

Essa é um ótimo tema para o seu TCC! Eu mesmo, acho que o MEI foi criado com o simples intuito de beneficiar o Governo! E arrecadar fundos para o sistema previdenciário falido!

Antes de perguntar, pesquise;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque também ajudar seus colegas com os conhecimentos que você possui, respondendo a outras perguntas.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 15:59

Boa tarde Bruno!


Somente para apimentar um pouco (rrrssss):

E arrecadar fundos para o sistema previdenciário falido!

Você tem certeza que o sistema previdenciário está falido??
Você realmente que a arrecadação para a previdência não é suficiente para os "gastos" com pensões, afastamentos e aposenadorias??

Imagine somente um único dado: "Funrural recolhido sobre a produção da soja".
Veja aqui que a estimativa (não tenho os dados finais) da produção brasileira de soja na temporada 2008/2009 era de 57,996 milhões de toneladas. Ista ainda representava um recuo de 4% na comparação com a safra anterior (que ficou em 60,220 milhões de toneladas).
57,996 milhões de toneladas representam 966.600.000 sacas de soja (de 60 Kg cada).
Oculto9_R_251" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Neste site informa que a preço da saca de soja em 09/04/2009 foi de R$ 47,31 que, multiplicado pela produção de 966.600.000 sacas, gera uma receita bruta de R$ 45.729.846.000,00.
Temos nesta postagem que a alíquota do Funrural é de 2,3% sobre a produção bruta, o que resulta em uma arrecadação de R$ 1.051.786.458,00, ou seja, atualmente equivale a quase 2.261.907 salários mínimos.
E olha que estou citando apenas o exemplo da produção de soja. Ainda temos os demais produtos agrícolas (milho, leite, gado, feijão, etc.), a C.S.L.L., a Cofins, etc.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 16:03

Acabei de anexar nesta postagem um trabalho meu que fiz sobre a "Falsa Crise da Previdência".
Vale a pena dar uma lida.

Para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos (Por Luiz José):
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sábado | 18 julho 2009 | 13:03

Boa tarde pessoal
Também pretendo fazer meu TCC sobre o MEI mas minha orientadora disse que terei que mudar de tema caso nao encontre nenhum livro publicado sobre o assunto...
Alguém sabe me dizer se já temos alguma coisa neste sentido tendo em vista que o assunto é novo e não consigo encontrar livros publicados...

Editado por Sandra Maria da Silva em 18 de julho de 2009 às 13:03:34

andreza

Andreza

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Domingo | 19 julho 2009 | 16:57

Boa tarde e obrigada pela informação... eu ainda não tinha falado com a orientadora.

e gostaria que alguem indicasse um livro, se existir!

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 12:08

Wilson, pelo menos é isso que o governo fala em relação a previdência, sabemos que o dinheiro que era para financiar a previdência social deste país não é usado realmente para este fim. Então alegam a desculpa da previdência falida. Mas realmente se os recursos fossem aplicados de maneira correta, esse pretexto não escutaríamos dos governantes desse país. Se esses são dados de apenas 1 setor, imaginem dos inúmeros e agora com MEI, essa arrecadação tende a aumentar, por outro lado o governo não vai deixar de se referir a previdência como um sistema carente de recursos. Assim como tantos outros como a saúde etc.

Antes de perguntar, pesquise;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque também ajudar seus colegas com os conhecimentos que você possui, respondendo a outras perguntas.
FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 10:45

Estou fazendo meu tcc sobre o mei tambem.

Gostaria de saber qual a estrutura que voce montou para a entrega do trabalho?

Estou fundamentando meu trabalho mas to com duvidas na estrutura de tã"picos escolhidos e assuntos abordados.

Obrigada

Roselin Cid Gonçalves Barreto

Roselin Cid Gonçalves Barreto

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 18:04

Qual a diferença entre o MEI e as outras Empresas LTDA, ME, SA, Micro e Pequena Empresa em seus impostos? Poderia relatar numa planilha esta diferença? Desejo abrir bem futuramente uma empresa e gostaria de saber qual delas me daria mais gasto? Alguém pode me ajudar?

roberto carlos da silva

Roberto Carlos da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Sábado | 4 dezembro 2010 | 10:51

estou com um problema uma empresa para qual forneço material nao quer aceitar a nota mod 2d da mei alegando que esta nota fiscal e de balcao nao podendo ser aceita por pessoa juridica,gostaria de saber como devo proceder e onde fala na lei sobre esse procedimento mei e pessoa juridica. desde ja agradeço.

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 4 dezembro 2010 | 16:07

entao...
entreguei meu tcc a respeito do assunto microempreendedor na semana passada...
sobre a diferenca e comparacao dos tipos de empresa e tributacao te aconselho a procurar um contador, pois eh mt complexo esxplicar tudo por palavras aqui..
a respeito da nota fiscal
eh o seguinte:
MEI que é servico, a prefeitura pode liberar a emissao de blocos de nota fiscal. . entao terias essas notas para emitir para PESSSOA JURIDICA
já se é comercio, o MEI nao possui nota fiscal de venda...
quando vender para pessoa fisica.. o MEI nao eh obrigada a emitir nota fiscal, ja para pessoa juridica: a empresa que esta comprando de voce devera emitir uma nota fiscal de ENTRADA da mercadoria que comprou.
é simples
e é lei.
em SC é assim que funciona

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 6 dezembro 2010 | 08:55

entao... eu encontrei dois livros que me ajudaram a respeito somente...
MACEDO, Adolfo Benevenuto de. Manual prático do microempreedendor individual - MEI. Belo Horizonte: O Lutador, 2009.
e
ONO, Juliana. O.; OLIVEIRA, Fabio Rodrigues de. Manual prático do simples nacional. 3. ed. São Paulo: FISCOSoft, 2009

sobre estrutura, foi a seguinte....
1 INTRODUÇÃO 9
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 9
1.2 ABORDAGEM GERAL DO PROBLEMA 11
1.3 OBJETIVOS 11
1.3.1 Objetivo Geral 12
1.3.2 Objetivos específicos 12
1.4 JUSTIFICATIVA 12
1.5 METODOLOGIA DA PESQUISA 13
1.5.1 Delineamento da Pesquisa 13
1.5.2 Delimitação do universo 15
1.5.3 Coleta de dados 15
1.5.4 Tratamento e análise dos dados 15
1.5.5 Limitação da pesquisa 16
1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO 16
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 16
2.1 BASE LEGAL 17
2.2 OBJETIVOS DO GOVERNO 17
2.3 CARACTERÍSTICAS DO MEI 18
2.4 ATIVIDADES PERMITIDAS PARA ENQUADRAMENTO 19
2.5 IMPEDIMENTOS PARA ENQUADRAMENTO 24
2.6 TRIBUTAÇÃO 25
2.7 OUTRAS OBRIGAÇÕES 28
3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO 29
3.1 FORMALIZAÇÃO 29
3.2 CARACTERÍSTICA DOS MICROEMPREENDEDORES ENTREVISTADOS 30
3.2.1 Vantagens e benefícios 35
3.2.1.1 Para o microempreendedor 35
3.2.1.2 Para a família 37
3.2.2 Desvantagens 38
3.3 BENEFÍCIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA 39
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 40
4.1 CONCLUSÕES 41
4.2 RECOMENDAÇÕES 42
REFERÊNCIAS 43
APÊNDICE I 45

Sandro Pagnussat

Sandro Pagnussat

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 17:48

Oi boa tarde sou do Paraná e gostaria de saber qual o procedimento de passar uma empresa que esta no Simei para o Simples nacional empresa individual, em relação a junta comercial pelo que entendi não precisa fazer mais nada só desenquadrar e da sequencia e tributar pelo simples nacional mas ai pergunto na contabilidade com qual capital vou iniciat essa empresa pois se só tenho o Certificado do microeeprendedor Individual...agradeço pela atenção..abraços

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 11:00

Ola Bom dia....
para desenqaudrar do SIMEI é simples...
acabei de fazer um desenquadramento e realmente é muito simples e instantaneo...
Assim, quem eh SIMEI já é do SIMPLES NACIONAL, entao só é preciso desenquadrar do SIMEI e automaticamente a empresa fica somente optante do SIMPLES.
o link para desenquadrar está aqui:
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/mei/default.asp
vai em desemquadramento do SIMEI - crie o código de acesso caso nao tenha e siga os passos.

para verificar o enquadramento da empresa:
www8.receita.fazenda.gov.br
aqui basta digitar o CNPJ.

espero que tenha ajudado.

Sandro Pagnussat

Sandro Pagnussat

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 10:42

Oi bom dia Franciele tudo bem, agradeço pela sua ajuda, até nisso que voce me passou Ok. eu ja tinha feito, só que a duvida maior é a seguinte: agora que ela esta no simples nacional vai ser exigido o livro caixa ou diário feito pela contabilidade pra mim iniciar a contabilidade eu tenho que ter uma capital social certo....só que quando foi legalizado esse microempreendedor individual não foi colocado capital social porque não precisa, então pensei em fazer alteração contratual com o requerimento do empresario colocando um capital social e a partir dai dar sequencia normal, será que estou no caminho certo...? se alguem teve algum caso desse e possa me ajuda eu agradeço, pois ligo na receita, junta e plantão fiscal nenhum deles sabem dizer o certo e eu deduzo que esteja certo pelo caminho que descrevi acima ou eu também posso iniciar o capital com R$ 1,00 e a partir da vendas dar sequencia sem fazer a alteração...abraços.....

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 10:57

entao Sandro... pelo menos aqui em SC a junta nos falou que é automatico o valor de R$ 1,00 como capital... agora se você quiser você pode fazer uma alteração para aumentar o capital tranquilamente...
aí a partir de agora terá que ter tudo certinho. Procurar contabilidade e manter mensalmente as informações certas.
aqui em SC para empresa do Simples livros pra serem feitos: Entrada, Diário, Inventário, Serviço (dependendo de atividade). Nao precisa de livro caixa.
acho que é isso...

Sandro Pagnussat

Sandro Pagnussat

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 11:12

Oi Francieli preciso mais uma ajuda sua sobre o MEI, então assim a pessoa tem uma empresa do mei em 2010 e agora ela não quer mais porque não deu certo e ja foi feito no SIMEI a EXCLUSÃO POR OPÇÃO DO CONTRIBUINTE ela possui uma inscrição do CNPJ e o cadastro na Junta Comercial, por ela ser do MEI qual é o procedimento pra baixar completamente em todos os órgãos pra não ficar futuramente aparecendo pendencia no CPF dessa pessoa....agradeço desde já pela atenção.....

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 11:22

Olá Sandro!
Independente da opção tributária dela, a baixa do MEI deverá ser feita conforme procedimento normal! Uma baixa normal, pagando todas as taxas referente a baixa na Junta e demais entidades.
è feito um requerimento de empresário com a opção EXTINÇAO!
acho que esclareci.

REsumindo: para abrir o MEI é gratuito, para baixar ele nao tem tratamento diferenciado.


SIMONE FARIAS DA SILVA COELHO

Simone Farias da Silva Coelho

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 11:06

Olá Franciele, estou fazendo meu TCC sobre o MEI e vi que vc entregou já o seu. Que problemática vc utilizou? Minha orientadora quer que eu faça alguma coisa do tipo que entre a contabilidade.
Pensei em fazer assim: Como um trabalhador informal pode se tornar um empreendedor legalizado sem as temidas burocracias, só que nesses moldes não entraria a contabilidade.

Poderia me dar uma sugestão?

FRANCIELE CRISTINE CORDEIRO

Franciele Cristine Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 15:37

Olá Simone,
a minha abordagem é a seguinte: De que forma a criação da lei de incentivo aos microempreendedores impulsionará o crescimento e a legalização das pequenas empresas beneficiando a economia brasileira?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.