x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 339

Dúvida Aposentadoria!

José Junior

José Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Almoxarifado
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 11:48

Bom dia!
Meu pai esta aposentado a sete meses, estava trabalhando em uma empresa privada no final do mês de fevereiro ele foi demitido. A empresa pagou todos os direito que ele tinha. Minha pergunta se ele tem direito ao "Seguro Desemprego"?

Teria como tirar essa duvida!

Obrigado.

rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 13:32

De acordo com as leis vigentes no nosso país, alguns benefícios da Previdência podem ser acumulados, mas outros não. Por exemplo, junto ao seguro-desemprego, os benefícios que não poderão ser pagos são esses a seguir:

Aposentadoria por idade.
Aposentadoria por tempo de contribuição.
Aposentadoria por invalidez.
Aposentadoria especial.


Nesses casos, quando os pagamentos dos dois benefícios são feitos simultaneamente, a Caixa Econômica Federal bloqueia o crédito referente ao seguro-desemprego. Para evitar que esse tipo de situação aconteça (onde os benefícios são pagos ao mesmo tempo), o INSS e o Ministério do Trabalho costumam sempre realizar um cruzamento de informações sobre os trabalhadores que estão inseridos no sistema.

No geral, os únicos benefícios que podem ser pagos juntamente com o seguro-desemprego são auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-reclusão. Nessas situações não há nenhum impedimento. A principal razão para a liberação desses benefícios é o fato de o salário pago não ter como função primordial ser um substituto do salário do trabalhador.

Jessika

Jessika

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 11:12

Bom dia Pessoal!

Alguém poderia me ajudar em uma duvida.
Uma pessoa de 53 anos que nunca recolher INSS, caso comece recolher agora com a alíquota de 11% será que consegue aposentar?

Desde já obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.