x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 886

Impossibilidade de encerramento de balanço patrimonial

Raquel Miguel Honorato

Raquel Miguel Honorato

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 13:41

Boa tarde!

Tenho a seguinte situação: tenho clientes com saldo de caixa muito negativos. Refiz toda a conciliação e constatei que houve pouco faturamento, o que acarretou a não cobertura das despesas e o caixa negativo. O cliente foi orientado diversas vezes sobre este problema, para regularizar o caixa, aumentar o faturamento, porém o cliente ignorou essa orientação alegando a crise. Enfim, agora com o caixa negativo fica impossível a conclusão das demonstrações contábeis e do encerramento contábil. Pesquisei se haveria algum modelo de declaração para fazer deixando o cliente responsável pela não conclusão do balanço a fim de me resguardar, porém não encontrei.

Os colegas teriam algum modelo de termo de responsabilidade para me ajudar a resolver este problema?

Desde já agradeço.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 14:25

Raquel, boa tarde.

Caso a contabilidade do seu cliente encontra-se com saldo de Caixa negativo e as obrigações têm sido pagas de alguma forma e se as vendas estão sendo registradas normalmente, sugere-se que alguma origem têm financiado o giro da empresa, seja empréstimos, mútuos, etc, caminho pelo qual exploraria possibilidades.

De toda forma, notificações por escrito, inclusive por e-mail têm poder legal de resguardar a contabilidade contra orientações não seguidas por parte do cliente. Além disso, verifique no Contrato de Prestação de Serviços firmado se não há cláusula com tal previsão.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.