x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 374

difal partilhado

SIMONE BERTELLI

Simone Bertelli

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 10:15

bom dia, pela primeira vez estou emitindo uma nota fiscal de venda de produção própria estou no estado de minas gerais sou debito / credito para consumidor final não contribuinte no estado de destino são paulo. minha dúvida é qual formula uso para fazer esse cálculo do diferencial e da partilha? alguem pode me ajudar?

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 15:15

Boa tarde Simone

Você deverá calcular a difal levando em conta a alíquota interestadual de MG para SP de 12% e verificar se o produto em SP é tributado pela alíquota de 18% ou 25%. Caso seja 7% ou 12% não há que se falar em difal.

Supondo que seja 18%, você terá uma difal de 6% a recolher. Do valor encontrado, você partilha (para o ano de 2017):

40% para Estado de origem
60% para o Estado de destino

Lembrando que para o ano de 2018 a partilha fica 20% para origem e 80% para destino e em 2019 100% para o destino.

Supondo uma venda de 100,00 sendo então 12,00 de ICMS da sua operação própria. Supondo 18% de ICMS em SP = 18,00.
A difal será de 6,00

Sendo 2,40 para MG
Sendo 3,60 para SP

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.