x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 775

DÚVIDA - Declaração de Livro CAIXA - Profissional Liberal qu

Marcio Handerson Benevides de Freitas

Marcio Handerson Benevides de Freitas

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 31 março 2017 | 12:01

Boa tarde pessoal,

Gostaria de tirar a seguinte dúvida. Sou contador recém formado e vou fazer a declaração do meu irmão. Sempre fiz a declaração quando era simples para mim, mas esse ano ele passou a receber por cooperativa. Fiquei com algumas dúvidas em como proceder e um pouco inseguro.

Nunca fiz uma declaração com Livro caixa, não sei nem como lançar no programa da Receita Federal. Já tenho todas as despesas planilhadas e organizadas.

Resumo do caso:
1 - Profissional Liberal (médico) ele recebe pela cooperativa, já com retenção direto na fonte.
2 - Teve despesas de suas atividades, congressos, compra de equipamentos, conselhos de classe, pagamentos de operação da coorperativa.
3 - Eu sempre fiz declaração completa normal. Não sei como lançar só as despesas do livro caixa com os comprovantes. Ele tem o informe da cooperativa com as retenções direto na fonte.
4 - O livro caixa (pode ser só uma planilha de controle) com as documentações comprobatórias, pagamentos, certificados, NF, fatura do cartão?
5 - Preciso de termo de abertura e encerramento? (acho que essa parte só se fosse uma empresa).


Alguém poderia me ajudar em como proceder para efetuar a declaração com Livro caixa..

Agradeço desde já!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.