x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.231

Escrituração UBER com Associados

Leyla Bastos

Leyla Bastos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 22:15

Pessoal, boa noite!

Estou numa dúvida tremenda do que fazer com um caso de um cliente meu.
Ele tem o cadastro na Uber, porém, no seu mesmo cadastro, tem vários outros motoristas inscritos em seu perfil. Assim, a Uber paga integral ao meu cliente e meu cliente repassa os valores pertinentes a cada motorista associado.

Minha dúvida é como contabilizar isso?

* A Uber emite a nota fiscal ao meu cliente referente a comissão;
* Meu cliente repassa esses valores aos motoristas;
* Na conta bancária PF do meu cliente caem essas corridas todas, mas lá mesmo ele faz o repasse;

- Como eu lançarei isso no livro caixa, já que colocando o valor total, dá um valor absurdo ao meu cliente pagar, sendo que ele apenas intermediou o negócio, então não é justo ele pagar essa fortuna?
- Eu não consigo enxergar alguma conta no livro caixa de repasse de valores a terceiros sem vinculo empregatício.

Outra coisa:
- Meu cliente sendo cadastrado no UBER como PF e recebendo tudo isso na conta corrente da PF, eu posso fazer uma contabilidade como PJ, ai sim, trataria como intermediação de negócios?

Ai pessoal, me ajudem, por favor, estou sem saber o que fazer.

Obrigada

Leyla Bastos
Contabilista
Fone: 9.9571-2310
[email protected]

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 08:31

Leyla, bom dia
Quando você diz livro caixa você quer se referir ao carnê-leão?
Caso sim, há a possibilidade de você criar uma conta para repasse de valores.

Caso você desejar fazer a contabilidade dele como PJ, é necessário a abertura de empresa e alterar no Uber a forma de cadastro dele, também a conta de recebimento não poderá mais ser feita na PF, e sim criada uma conta bancária jurídica.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.