x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 779

Um imóvel foi comprado por R$ 40.000,00 e posteriormente foi

Tereza Cristina

Tereza Cristina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 abril 2017 | 08:14

Prezados (as) Senhores (as)

Bom dia!

Um imóvel que foi comprado por R$ 40.000,00 e posteriormente foi vendido por R$ 100.000,00, como deve ser declarado no Imposto de Renda Pessoa Física? Em qual campo ou quais campos do IRPF deve ser informado os dados do imóvel vendido? Quais os encargos Tributários que podem vir a serem cobrados sobre essa venda desse imóvel?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 abril 2017 | 08:52

Tereza,

O ideal é baixares o programa Ganho de Capital 2016 (se o imóvel foi vendido ano passado), preencher, gerar o arquivo, e exportar para a DIRPF 2017.

Existem isenções (único imóvel, aquisição de imóvel residencial dentro de 180 dias, etc) e reduções sobre o ganho de capital que ficam melhor demonstradas/calculadas com a utilização do programa.

Na DIRPF, além de importar o demonstrativo do GC, deverá ser informado, na Ficha de Bens, no item referente ao imóvel, o nome/CPF do comprador, data/valor de venda, deixando zerado o valor da "Situação em 31/12/2016".

Tereza Cristina

Tereza Cristina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 16:08

Prezado Sr. Márcio Padilha Mello

Boa Tarde!

Eu baixei o programa do Ganho de Capital 2016, porém não entendi muito bem a forma de preenchimento.

Como devo proceder quanto ao preenchimento do Programa.

O imóvel no ano de 2000 custava R$ 22.392,93, o mesmo foi vendido no ano de 2016 por R$ 440.000,00. O Pagamento foi feito em duas vezes da seguinte forma:

1 - R$ 200.000,00 avista, na data do contrato de compra e venda 02/2016 e;
2 - R$ 240.000,00 em cheque no mês de 03/2016;
3 - Houve o custo ref. ao corretor, porém no momento não disponho do valor.

Tereza Cristina

Tereza Cristina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 11:39

Prezado Sr. Antonio W. F. de Campos

Bom dia!

Eu fiz o preenchimento de acordo com as abas do programa, mas mesmo assim não gerou imposto a pagar.

Eu preenchi de duas formas, com valores diferentes, mas mesmo assim não tive resultado. Como o imóvel no ano de 2000 custava um valor e quando foi vendido, o valor ficou bem superior, eu achei que fosse ter um ganho de capital, porém o sistema diz que não foi apurado ganho de capital.

Como eu devo proceder?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.