x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.454

Demolição de casa

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 11:11

Bom dia Charlene,

Se o imóvel foi demolido e não houve nenhuma espécie de ganho com a demolição, o valor líquido contábil deve ser registrado como perdas de Capital.

O ganho a que me refiro seria o percebido com a eventual venda dos entulhos, de partes e etc. (por exemplo).

Neste caso você deverá fazer a apuração do custo contábil considerando também este ganho.

Exemplificando:

Valor Contábil do Imóvel.............100.000,00
(-) Depreciação Acumulada .........70.000,00
(=) Valor Líquido Contábil.............30.000,00
(-) Venda de Entulhos ................20.000,00
(=) Perdas de Capital...................10.000,00

Os registros contábeis, na prática, ficariam assim:

 Pela baixa de Depreciação Acumulada
D - Depreciação Acumulada de Imóveis (AI)
C - Imóveis (AI)............................... 70.000,00

 Pela venda dos entulhos e ou partes
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Alienação de Bens do Ativo Permanente (CR).. 20.000,00

 Pela baixa do imóvel
D - Bens do Ativo Permanente Alienados (CR)
C - Imóveis (AI).............................. 30.000,00


As Contas Alienação de Bens do Ativo Permanente e Bens do Ativo Permanente Alienados devem constar do Grupo "Ganhos ou Perdas de Capital" nas Contas de Resultado - Resultado Não Operacional.

O lucro ou o prejuízo verificado na operação será demonstrado contabilmente pela apuração do Resultado Não Operacional do Exercício.

Este tipo de procedimento se dá tendo em vista o atendimento ao Fisco que exige a discriminação dos valores (contábil e da venda) de bens do Ativo Permanente na DIPJ e nas Demonstrações Contábeis e não apenas o valor do ganho ou da perda de capital.

PS - Se não houve ganhos, basta que você desconsidere o lançamento deste registro e terá uma perda maior.

Helds Augusto de Oliveira Cunha

Helds Augusto de Oliveira Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 14:46

Saulo // Charlene
Boa Tarde...

Em relação à escrituração dos fatos, me ocorreu uma dúvida. Após a demolição do imóvel, a empresa terá apenas um terreno, que deverá ter seu valor demonstrado em seus livros.
Á princípio, tinha imaginado em fazer a baixa do imóvel (edificações) para terrenos, e fazer a uma avaliação para o devido registro do mesmo. Mas não estou certo do meu raciocínio.

Bom, sem querer confundir, somente pra esclarecer essa dúvida. É realmente um fato interessante.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 22:38

Boa noite Helds,

Seu questionamento é válido e ocorre a propósito.

A Charlene foi clara ao mencionar "uma casa" que não deixa de ser um imóvel quee a rigor deverá estar registrada na conta "Edificações", "Instalações" ou qualquer outra que defina sua natureza. Esta casa (é claro) foi construída sobre outro imóvel, o terreno.

Contabilmente estes dois imóveis (a casa e o terreno) têm de estar registrados em contas distintas, mesmo porque um sofre depreciação (a casa) e o outro não (o terreno). Se fosse um terreno usado para plantio ou mineração, quando muito sofreria exaustão, o que acho não ser o caso.

Face ao exposto, ao demolir e dar baixa do imóvel casa, não há porque se preocupar com o imóvel terreno que consta em outra conta com o valor original acrescid9o da correção monetária se foi o caso.

No entanto, se foram incorretamente registrados na mesma conta (a casa e o terreno) por estar a primeira construída sobre o último, você tem razão e os valores terão que ser seccionados contabilmente para que a baixa da casa não afete o valor contábil do terreno.

A reavaliação de imóveis é perfeitamente possível, no entanto, além do ônus com o próprio processo de reavaliação, representa um ganho que será tributado quando houver a realização da Reserva criada para tanto. Assim, a menos que haja um interesse maior da empresa, não vejo motivos para isto.

Se os dois imoveis foram registrados em conta contábil única, a solução será encontrar o valor do terreno com base na Escritura ou nos custos da construção (da casa), sem o uso de Laudos de Reavaliação.
Neste caso, pelos motivos arrolados acima, a reavaliação do terreno só deve ser efetuada na impossibilidade de se usar as alternativas mencionadas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.