x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.064

Contabilização de empréstimo bancário

Raquel Miguel Honorato

Raquel Miguel Honorato

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 14:15

Boa tarde!

Minha dificuldade em relação à contabilização do empréstimo é direcionar o recurso para aliviar o caixa negativo da empresa, pois quando era escriturado livro caixa o débito era direto no caixa da empresa. Porém na escrituração do diário se realiza:
No recebimento do empréstimo:
D: Banco
C: Empréstimo

Como faço para direcionar o valor para o caixa, pois o empréstimo foi realizado justamente para melhorar o caixa da empresa que se encontra negativo.

Raquel Miguel Honorato

Raquel Miguel Honorato

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 09:06

Obrigada Paulo.

Pensei nessa possibilidade, porém tinha que ter sido realizado um saque bancário na data do recebimento do empréstimo, para ficar correto de acordo com as normas contábeis.

Estava procurando uma outra solução para o caixa negativo, mas não encontrei.
O correto seria emissão de mais notas de saídas, aumentar o faturamento, mas em geral, nenhum cliente quer aumentar o faturamento, assim fica difícil conciliar o caixa com as despesas geradas.

MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 15:22

Raquel,

Você diz: Pensei nessa possibilidade, porém tinha que ter sido realizado um saque bancário na data do recebimento do empréstimo, para ficar correto de acordo com as normas contábeis.
Então eu pergunto: Não foi feito o saque desta conta? Caso positivo, o lançamento correto seria o que o colega Paulo colocou ( Débito do Caixa e crédito do Banco).
Se não foi feito o saque, porque foi feito o empréstimo? Para deixar o valor parado na conta bancária?
A não ser que o empréstimo não tenha nada a ver com a situação do caixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.