x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 12.631

Salario maternidade x Seguro Desemprego

Neliza Damiana Dalsoglio

Neliza Damiana Dalsoglio

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 10:25

Bom Dia

Tenho a seguinte situação , a funcionaria foi demitida da empresa gravida e nao sabia , e começou a receber o seguro desemprego em janeiro/2017 e ai receber as 5 parcelas a ultima então em maio/2017 , só que a criança esta prevista para abril /2017 , ela consegue receber o seguro e o salario maternidade ?? Ou se recebe um cancela o outro ??

Desde Ja agradeço

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 11:01

Neliza Damiana Dalsoglio


O correto é ela ser reintegrada, a empresa precisa se precaver em caso da funcionária entrar futuramente com ação judicial...

Se a mesma estiver dentro do período de graça e tiver o tempo de carência receberia sim o auxilio maternidade do INSS.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 14:51

Neliza Damiana Dalsoglio,


Como a colega comentou acima, a empresa tem que reintegrar a mesma evitar passivo trabalhista futuro, agora se a mesma não deseja ser reintegrada novamente, verifique com o setor jurídico da empresa como a empresa pode esta se resguardando sobre o caso.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 14:57

Boa tarde colegas,

Certa vez, passei pela mesma situação. E só resolvi, agendando com a advogada do Sindicato dos Trabalhadores, onde ela esclareceu à funcionária que deveria retomar suas funções ou então, entrar com ação contra a empresa (o que demoraria meses e talvez, ela não obtivesse sucesso. Nesse caso, ela queria que a empresa pagasse à ela tudo retroativo e até o fim da estabilidade). No mesmo dia, solicitei à advogada, que elaborasse um termo que comprovasse a boa fé e intenção da empresa para com a funcionária, lhe oferecendo o emprego, a reintegração e que, caso a mesma não apresentasse os documentos em até 48 horas, seria utilizado como prova contra ela.
A funcionária então resolveu voltar a trabalhar, mudamos ela de função, para que pudesse trabalhar sentada e resolvemos.
Eu acho que os Sindicatos sempre precisam atuar mais para poder cobrar, então, quase todos os problemas que tenho, levo até eles, para que ajudem a empresa a resolver sem prejudicar o trabalhador, o que deixa claro para eles, as intenções do empregador.

Abs,

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 17:29

Josiane ,


Ótima opção que voce teve, assim fica bem clara e objetiva pra funcionaria

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.