x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 1.023

SPED Contábil

Sandro

Sandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 11:47

Bom dia,

tenho experiência zero em SPED então alguma dúvidas iniciais:

Tenho um conjunto de 6 empresas sendo 2 matriz com LP e suas respectivas filiais e mais uma matriz e filial optante do Simples.
Foram entregues por outro escritório 6 ECDs individuais para as mesmas. Foi correto ter feito isso ou deveria ser entregue apenas
o ECD da matriz? Em caso negativo como corrigir?

Outro detalhe, obviamente o plano de contas dos escritórios são diferentes, isto acarretará algum problema?
Por exemplo, um plano de contas possui contas individuais para cada clientes e o outro apenas como diversos (venda
de comércio de perfumarias).

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 13:34

Boa tarde Sandro.

Assim começando pela empresa do SIMPLES, a mesma não é obrigada a ECD (se foi feito deve ter sido facultativo) , as ECDs tem duas formas de entregar a primeira é CENTRALIZADA ( que é apenas um arquivo que contem a contabilidade de todos os estabelecimentos) e DESCENTRALIZADA( onde cada filial gera seu arquivo), não vejo problemas em enviar separada mas pode ser junto sim, já as contas do plano de contas também há duas formas como você citou, primeiro é enviar analito, cliente a cliente, ai se entrega o livro G, já se tens uma conta apenas, você deve mandar o livro R e também o livro A que vai ser o livro auxiliar ao R, no R vai consolidado e depois seu cliente geraria um A para complementar!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou no email abaixo!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.