x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 565

Duvidas como Declarar recebimentos em Conta Corrente

Ayrlonn Galvão Ferreira

Ayrlonn Galvão Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 17:51

Amigos, estou com um grande problema. Vamos por parte para que facilite e possam me ajudar da melhor maneira possível.

Meu sogro tem um escritório onde o mesmo é informal, todos os recebimentos do mesmo são através da conta corrente da minha esposa e dele, de onde fazemos todos os pagamentos do escritório, seja pessoal ou qualquer despesa que temos do escritório.

Porém estamos em um grande dilema como fazer a declaração do imposto de renda.

O correto seria apenas fazer o lançamento da conta como bem e direito com seu devido saldo inicial e saldo final, ou devo informar toda a movimentação mes a mes, como sendo recebimento recebidos de PF em Outros e todos os pagamentos em Livro-Caixa.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 20:21

Prezado Colega;
Escritorio de que? qual a atividade. Mas independente da atividade, voce diz que atuam informalmente, logo nao tem como fazer declaraçao, pois caso houvesse incidencia tributaria sobre suas atividades, e provavelmente tem. Teria que fazer isso dependendo evidentemente da atividade o livro Caixa se for o caso. Outra coisa que nao deveriam jamais fazer e emprestar contas pessoais para movimentar valores de terceiros, pois isso pode dar processo e muita coisa mais. Sera que dependendo da atividade nao e melhor regularizar isso, pois como esta voces tres poderao ter enormes dores de cabeça.Se a SRF for fazer uma malha em cima da CC de voces, vai ser um horror. Quaando se propoe a ter um negocio qualquer , que o mesmo seja formalizado, pois sai muito mais barato, do que tocar a coisa de qualquer jeito, e ficar sujeito a multas e processos. Esse tipo de orientaçao nos do forum nao podemos dar pois nao existe fundamento , por ser um negocio informal. A que lhe passei e a mais razoavel.
Sds. Rbeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.