x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.830

Cancelamento de Parcelamento Anterior

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 16:43


Boa tarde Colegas,

Alguém poderia me ajudar ?

Tenho uma empresa que cancelou 3 parcelamentos para entrar no PRT ( Programa de Regularização Tributária ), esse parcelamentos sempre foi conciliados mensalmente, e estava contabilizado no curto e longo prazo no passivo e com suas contas redutoras e conta de juros a apropriar.

Cancelei o parcelamento em 25/03/2017 e optei pelo PRT em 27/03/2017, ao entrar no E-CAC a receita me informou os débitos por impostos, sendo assim tive que trazer a valor presente com data ate 31/03/2017 os juros da SELIC para nova composição de divida e recolher o DARF.

Como faço a contabilização dos juros ? Quando do primeiro parcelamento que foi realizado em 05/2015, a divida de 2014 foi trazida a valor presente naquela data em 05/2015, agora para trazer a valor presente em 31/03/2017 o valor foi corrigido gerando mais juros desse período.

Para cancelar o parcelamento eu estornei os valores de parcelamento do longo com o curto prazo, já os juros eu estornei do valor principal da divida, assim diminuindo o seu valor.

Agora para registra-la com a correção atual gerou juros e vou ter que contabilizar, eu contabilizo esse juros todo no mes de 03/2017 ? ou os valores de 05/2015 á 12/2016 tenho que contabilizar como ajuste e adicionar no Lalur ?


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.