x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 639

Revenda de Imovel

Luiz Queiroz Nascimento

Luiz Queiroz Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 12 abril 2017 | 16:24

Boa Tarde a todos

Tenho um empresa que comprou um imóvel para revender por R$ 1.600.000,00 e vendeu por 1.700.000,00 como devo calcular os imposto , pelo total vendido ou pela diferença , a empresa é uma incorporadora.

Luiz

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 12 abril 2017 | 17:10

Luiz Queiroz Nascimento, boa tarde

A tributação dependente de como esse Imóvel foi registrado na contabilidade, se estiver no estoque a tributação segue a mesma regra se estivesse vendendo mercadoria, se estiver registrado no grupo propriedade para investimento tributa pelo ganho de capital (Preço de Venda - Preço Compra), então se esse empresa tiver no lucro presumido e o imóvel estiver registrado no estoque deve-se aplicar a presunção de 8% para o IRPJ e 12% para a CSLL, se o imóvel estiver registrado como investimento você tributa somente a diferença da venda para compra e não existe presunção de base nesse caso.

Se a empresa estiver no lucro real a tributação do IRPJ e CSLL vai depender das demais operações (lucro ou prejuízo).

Wesley Tadeu

CAROLINE ANAÊ

Caroline Anaê

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2017 | 16:24

Boa tarde senhores,

E no caso do imóvel estar registrado no ativo imobilizado, não constar registro de depreciação nem extra controle, e o imóvel ter sido vendido pelo mesmo valor de aquisição, quase 2 anos depois ?
Neste caso não devo considerar nem ganho nem perca ? Ou devo apurar a depreciação correspondente ao período entre o registro e a venda e deduzir o valor encontrado do valor da venda para então poder apurar ganho/perda?
A empresa é do lucro presumido.

Analista Contábil/Fiscal

Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.