x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 11.434

Declaração de Imposto de Renda 2017 - Pessoa Física

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 16 abril 2017 | 22:36

Preciso fazer uma declaração de Imposto de Renda mas tenho uma dúvida.

O CBO da pessoa física que vou declarar é 313215 - Técnico Eletrônico.

Porém tem a opção Natureza da Ocupação, não consigo identificar qual seria a Natureza de Ocupação da Empresa. É uma empresa de Eletrônica e Serviços Eletrônicos. Tenho receio de colocar o código 91 - Natureza da Ocupação não especificada anteriormente, e precisar retificar.

Os códigos são os seguintes:

Empregado de empresa do setor privado, exceto de instituições financeiras 01
Empregado de instituições financeiras públicas e privadas 02
Empregado ou contratado de organismo internacional ou de organização não-governamental 03
Profissional liberal ou autônomo sem vínculo de emprego 11
Proprietário de empresa ou de firma individual ou empregador-titular 12
*Capitalista, que auferiu rendimentos de capital, inclusive de aluguéis 13
Membro ou servidor público da administração direta federal 21
Servidor público de autarquia ou fundação federal 22
Empregado de empresa pública ou de economia mista federal, exceto de instituições financeiras 23
Membro ou servidor público da administração direta estadual e do Distrito Federal 31
Servidor público de autarquia ou fundação estadual e do Distrito Federal 32
Empregado de empresa pública ou de economia mista estadual e do Distrito Federal, exceto de instituições financeiras 33
Membro ou servidor público da administração direta municipal 41
Servidor público de autarquia ou fundação municipal 42
Empregado de empresa pública ou de economia mista municipal 43
Militar 51
*Aposentado, militar da reserva ou reformado e pensionista de previdência 61
*Beneficiário de pensão alimentícia judicial 71
*Bolsista 72
**Espólio 81
Natureza da ocupação não especificada anteriormente 91


Se alguém puder me orientar nesta questão eu agradeço muito.

Obrigada


Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 6 anos Domingo | 23 abril 2017 | 08:01

Prezados, quem pode me ajudar!

A. COMPRA DE IMÓVEL:

Eu e minha companheira adquirimos em 2016, imóvel residencial 100% financiado pela Caixa de Previdência PREVI.
O valor do imóvel foi de R$380 Mil e foi alienado fiduciariamente à Previ.
Minha companheira é a titular da Previ, mas o imóvel foi adquirido pelo casal, sendo assim o financiamento idem.

Questiono:
1. Sendo as declarações entregues em separado, como informar em cada declaração o imóvel e qual código?
2. O valor total do imóvel entra em bens e direitos dos dois?
3. O valor total da dívida entra em dívidas e ônus reais dos dois?

B. DEPENDENTE:

Meu ex - contador fez entrega de minha declaração por engano, uma vez que eu seria apresentado como dependente na declaração de minha companheira. O fato foi identificado na tentativa de envio da declaração da minha companheira que colocava-me como dependente. O sistema da RFB, no momento do envio, informava que o dependente deveria ser excluído pois já havia apresentado a declaração.

Questiono:
4. Existe a possibilidade de retificação de minha declaração já entregue informando que sou dependente da companheira que por sua vez, ainda não realizou a entrega?

Lucia Margarete

Lucia Margarete

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 09:52

Bom dia

Por favor estou fazendo a declaração de um amigo e o mesmo ganhou uma causa trabalhista ano passado pagou os honorários aos advogados, e eu não sei onde colocar a parte em que ficou para ele da ação trabalhista.
Por favor ajudem-me obrigadooo.

MARCOS ROBERTO CUBAS FONTOURA

Marcos Roberto Cubas Fontoura

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 08:19

Bom dia pessoal tenho a seguinte dúvida: Onde devo declarar Previdência Privada PGBL? A possui possui rendimento de PGBL, teve desconto de INSS e teve retenção de Imposto de Renda na Fonte, posso restituir esse IRRF? Em que local devo declarar isso? Outra coisa onde declaro o recebimento de valores do VGBL? Obrigado pela sua atenção!

Joelma Ribeiro

Joelma Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 23 março 2018 | 21:19

Boa Noite

Gostaria da orientação dos colegas

Minha mãe é aposentada e recebe também a pensão de meu pai,
A fonte pagadora é a Prefeitura Municipal, gostaria de saber qual o código da natureza de ocupação?
e a ocupação principal?

Desde já agradeço,

Joelma Ribeiro

Mayara Santos Vian

Mayara Santos Vian

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 24 março 2018 | 15:55

Bom dia pessoal tenho a seguinte dúvida: Onde devo declarar Previdência Privada PGBL? A possui possui rendimento de PGBL, teve desconto de INSS e teve retenção de Imposto de Renda na Fonte, posso restituir esse IRRF? Em que local devo declarar isso? Outra coisa onde declaro o recebimento de valores do VGBL? Obrigado pela sua atenção!


Boa Tarde, Marcos Roberto Cubas

PGBL - lança em pagamentos efetuados.

VGBL - lança nos bens e direitos o valor total que foi aplicado e os rendimentos.

..........................................................................................................................................................................

Boa Noite

Gostaria da orientação dos colegas

Minha mãe é aposentada e recebe também a pensão de meu pai,
A fonte pagadora é a Prefeitura Municipal, gostaria de saber qual o código da natureza de ocupação?
e a ocupação principal?


Boa Tarde, Joelma Ribeiro

Eu colocaria na natureza de ocupação - 61 aposentado.

E na ocupação principal, como seria aposentado, não precisa preencher.

Um ótimo final de semana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.