x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 1

acessos 2.798

inventário almoxarifado

Almoxarifado

Almoxarifado

Iniciante DIVISÃO 2, Almoxarife
há 6 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 16:34

Trabalho no setor de almoxarifado central de uma prefeitura. Este almoxarifado engloba toda a Administração, alem do almoxarifado da saúde e da farmácia.

Assumi o cargo ano passado e segundo informações de outros servidores, nunca houve inventário de estoque no almoxarifado.

Os lançamentos de entradas e saídas nunca foram corretos, ficando notas fiscais sem serem lançadas no sistema do almoxarifado e por isso as prestações de contas nunca bateram entre contabilidade e almoxarifado.

Ano passado o sistema foi alimentado com as entradas, porém as saídas não foram lançadas e por isso há divergência entre estoque físico e estoque virtual (sistema).

Este ano a nova gestão criou uma comissão de inventário e me colocou como presidente, mas não tenho experiência nenhuma e os outros membros também não, sei que será preciso fazer o inventário (que nunca foi feito) do almoxarifado.

Minha dúvida é:

1) Qual procedimento tomar? Sou eu quem dá andamento no inventário ou isso precisa ser feito pelo secretário de Administração ou finanças?
2) Como faço o andamento do inventário? Tem prazo?
3) Depois de feito todo levantamento do estoque físico qual o procedimento? Tenho que emitir relatório?
4) Como fazer para atualizar o saldo real do sistema? Sou eu quem faz isso?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 08:19

Estimada Almoxarifado (poderia ter colocado seu nome né), vamos às respostas:

1) Qual procedimento tomar? Sou eu quem dá andamento no inventário ou isso precisa ser feito pelo secretário de Administração ou finanças?
Se foi criada uma comissão para inventário e você é a presidente, basta você convocar os demais membros para procederem ao inventário.
Imagino que a comissão tenha sido criada por algum ato legal, tipo, portaria ou decreto, por exemplo.

2) Como faço o andamento do inventário? Tem prazo?
O prazo é o que for definido no ato legal (portaria, decreto, etc) que criou a comissão. Se nenhum prazo foi especificado, então não tem prazo. Porém recomendo terminá-lo o quanto antes.

Um inventário de almoxarifado é basicamente relacionar a quantidade de itens existentes no almoxarifado. Então o que a comissão precisa fazer é reunir-se e contar os itens existentes, registrando isso em relatório. Nesse relatório, você vai colocar a descrição do item e a quantidade encontrada.


3) Depois de feito todo levantamento do estoque físico qual o procedimento? Tenho que emitir relatório?
Sobre emitir relatório, sim, deves emitir, como falei na resposta anterior. Esse relatório deve ser assinado por todos os membros da comissão.
Depois disso, deves encaminhar o relatório para o gestor que criou a comissão.

4) Como fazer para atualizar o saldo real do sistema? Sou eu quem faz isso?
Se você é a responsável pelo almoxarifado e realiza os lançamentos no sistema, certamente que sim. Contudo precisas conversar com o Setor de Contabilidade porque, por tratar-se de um ajuste, tem algumas peculiaridades que deverão ser seguidas.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.