Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 611

GARE ICMS - Absurdo. Me ajudem!

Rogerio Formenton

Rogerio Formenton

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 18:31

Fala pessoal!

Boa noite.

Recentemente virei ME, tive que contratar um escritório de contabilidade.
No ano passado um outro escritório me ajudava gratuitamente por ser MEI e nesta época comprei produtos de outro estado para minha loja, e eles fizeram a tal "diferença de alíquota" que foi de 6%.

A nota era de mais ou menos 2700 reais e deu 160 de diferença de alíquota.

Comprei novamente desse fornecedor mês passado um valor total de 850 reais, e esse escritório fez a diferença de alíquota e o valor ficou em 330 reais!
Me ajudem por favor, não sei quem está errado nessa história, mas é uma proporção de mais de 200% de imposto a mais se comparado com a primeira vez que comprei desse fornecedor.
O fornecedor é de Brasília - DF e eu sou de SP.

Obrigado!

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 15:03

Boa tarde Rogerio,

Precisa perguntar pro Escritório como ele chegou nesse resultado, se você comprou duas vezes ficaria:

2.700,00 + 850,00 = 3.550,00

3.550,00 x 6% (se for essa a alíquota) = 213,00 a recolher.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 28 abril 2017 | 14:44

Rogerio Formenton, Boa tarde

O valor realmente está muito alto, visto que mesmo calculando um MVA no máximo e considerando uma alíquota de difal de importação não chegaríamos neste valor. porém como existem muitos fatores que podem influenciar no cálculo pergunte ao contador.

Att

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 09:11

Bom dia Rogério,

Concordo com o que o amigo Lopes disse, ainda que haja incidência de substituição tributária de acordo com o artigo 426-A do RICMS paulista, o valor está muito acima do normal, para isso questione qual foi a forma de cálculo que o seu contador utilizou.

Se preferir, nos informe os seguintes pontos:

- NCM e descrição da mercadoria
- se a NFe possui algum valor agregável (IPI, despesa acessória, frete, seguro, etc.)
- origem da mercadoria ou alíquota ICMS destacada na NFe
- finalidade da sua compra (revenda, industrialização, ativo imobilizado, uso e consumo)

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.