Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 373

JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 08:25

Bom dia

Um cliente Optante pelo Simples emitiu na competência 02/2017 notas fiscais em duplicidade e recolheu o DAS na data correta. Agora ele me apresenta corretamente o cancelamento das notas duplicadas, como faço para compensar na competência 03/2017 o que foi recolhido a maior? Tem como fazer diretamente no PGDAS?

Grato

Jaime

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:35

Bom dia Jaime,

Só é possível compensar Simples Nacional de débitos vencidos, portanto, competência 03/2017 como não está vencido você não consegue compensar, só será possível compensar essa competência após vencida, e o PGDAS está levando na média de 20 a 30 dias para acusar um DAS como vencido.
Eu já tive uma experiência como a sua, e fiz da seguinte forma:
Exemplo:
Ref. 01 o DAS foi recolhido a maior no valor de R$ 100,00, dai retifiquei o DAS e sobrou esse valor para compensar.
Na Ref. 02 eu calculei o DAS e deu um valor a recolher de 300,00, daí eu emiti DAS Avulso no valor de R$ 200,00 e mandei para o cliente recolher, restou então no PGDAS 100,00 sem recolhimento.
Passaram os 20 a 30 dias, o PGDAS acusou 100,00 em aberto, dai procedi com a compensação.
Nessa etapa me aconteceu um pequeno problema, meu saldo a compensar do mes 01 com a correção monetária ficou em R$ 105,00, porém, meu débito do mês 02 com acréscimos de juros e multas ficou em R$ 115,00, o resultado foi que meu saldo não foi suficiente para quitar o débito vencido, tive que após isso gerar DAS da diferença.
Por isso na hora de compensar cuide para não sobrar saldo a recolher.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.