x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 488

Empréstimo - IRPF 2016/2017

ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 09:18

Bom dia Gabrielle Lima do Couto!

Na ficha "Bens e Direitos", no código 51 (Crédito decorrente de empréstimo), informe, no campo "Discriminação", o valor do empréstimo, o nome e CPF do mutuário (pessoa que recebeu o dinheiro).
No campo Situação em 31/12/2015, preencha conforme a situação:Deixe em branco, caso o empréstimo tenha sido feito em 2016, ou repita o valor informado em 31/12/2015.

O Imposto de Renda será determinado mediante aplicação da tabela progressiva vigente no mês em que os rendimentos forem efetivamente recebidos.

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 22 abril 2017 | 00:20

Boa Noite Gabrielle!

Caso o dinheiro que você emprestou para a pessoa lhe seja devolvido com juros, esta remuneração estará sujeita ao recolhimento do Imposto de Renda.
estão sujeitos à incidência do imposto sobre a renda, exclusivamente na fonte.
Você lança na ficha Rendimentos Sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva. Tipo de rendimento: 12 - Outros, informe o CPF, nome, descrição e o valor.

Espero ter ajudado.

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.