x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 274

Imposto de Renda

LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 14:16

Colegas,

Uma pessoa física declarava imposto de renda até 2015, último ano o qual possuía rendimentos provenientes de trabalho assalariado. Saiu do emprego neste mesmo ano, deixando de ter renda. Só que em 2016, seu cônjuge adquiriu um imóvel, colocando o mesmo em nome da esposa, sendo que ela não possui renda.
Como declarar este imóvel? Seria uma boa opção fazer uma declaração conjunta, colocando ela como dependente e lançando o imóvel nesta, ou fazer separado, lançando o mesmo na dela?
Não sei se me fiz claro o suficiente, mas conto com a ajuda de vocês.
Agradeço a quem puder me auxiliar.

antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 7 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 15:30

Bom pelo que entendi em 2015 ele declarou pela ultima vez, saiu do emprego e deve ter caixa com saque de fgts, acerto trabalhista etc, já que em 2016 não tinha renda nem a esposa, esse imovel foi financiado ou a vista, se financiado ele tinha que possuir alguma renda porque senão não financiava, se foi a vista, existia lastro suficiente para tal compra, isto tudo supostamente pois não sei quanto foi o pagamento do imovel e nem a forma da compra (financiado ou a vista). De uma maneira ou de outra em 2016 tem que haver dinheiro para essa compra senão não haverá origem.

Antonio de Campos
Tc/Sp
LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 15:35

Obrigado Antonio.

Vamos lá... O imóvel foi comprado pelo marido, mas colocado no nome da esposa e o mesmo foi financiado. A renda para a aquisição era dele. Nesse caso, creio que ele deve fazer a declaração colocando-a como dependente e lançar o imóvel, ou uma declaração conjunta?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.