x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 518

Pensão alimenticia

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 09:20

Bom dia amigos!

Hoje chegou um advogado aqui no escritório pedindo pra que eu fizesse o calculo de uma pensão que o pai deixou de pagar ao filho desde 2011. Ele é advogado do pai, sendo que ele me trouxe um demonstrativo já feito pelo advogado da mãe. Confesso que nunca fiz esse tipo de cálculo, alguém saberia me orientar?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 09:28

Olá Juliana Silva dos Santos
bom dia,

Precisa analisar sobre que verbas a pensão deve ser paga.
Não tem segredo. Veja o percentual, aplique e multiplique pelos meses.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 09:33

Vânia o valor do percentual aplicado é de 15,78% sobre o salário minimo, sei que a base de calculo é o valor liquido, o problema ta sendo com relação ao reajuste dessa pensão pelo fato dela ser calculada de 2011 pra cá. Como eu calculo a o valor reajustado? Com base no salário atual? Por que no demonstrativo que ele trouxe foi feito o calculo com base em cada salário da época + inflação, é isso mesmo?

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 11:01

Pior que nem o próprio advogado soube me explicar, só pediu pra eu conferir se o demonstrativo estava correto. Teria como você me tirar apenas uma dúvida? No demonstrativo fala de inflação média mensal e inflação acumulada total: a inflação média de março 2011 é 0,79% bate com o a tabela IPC de que trata a inflação brasileira, porém a inflação acumulada do mesmo mês é de 35,63% no demonstrativo, sendo que na tabela não encontrei nenhum valor correspondente, seria a inflação anual? Porque se for o cálculo do demonstrativo está incorreto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.