x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 1.833

Abrir escritório de contabilidade

Camila Guimarães

Camila Guimarães

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 08:16

Olá pessoal, bom dia!

Tenho 21 anos, sou formada em Ciências Contábeis e possuo CRC ativo.
Trabalho na área há mais ou menos 4 anos (iniciei bem nova).

Já trabalhei com escrituração contábil, departamento pessoal, abertura e encerramento de empresa, área fiscal (apuração de ICMS, IPI, PIS, Cofins e Impostos retidos de empresas do Lucro Real e Presumido), entrega de obrigações acessórias, financeiro ...
Ou seja, já fui um "severino". Rsrsrs

Atualmente trabalho na contabilidade de uma empresa Lucro Real, onde o diretor da empresa já disse que futuramente eu irei assumir a contabilidade da mesma.
Mas eu penso muito em abrir o meu escritório, para quem sabe até prestar serviço para a empresa que trabalho atualmente.

O que vocês que já são bem mais experientes que eu, me dizem?
Vale a pena investir no meu próprio negócio, trabalhando no estilo home office, a princípio.
Ou continuo trabalhando para terceiros?

Obrigada pela atenção!

Atenciosamente,

Camila Silva

"Não tente ser uma pessoa de sucesso. Em vez disso, seja uma pessoa de valor". - Albert Einstein
Jefferson de Oliveira Pereira

Jefferson de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 08:41

Bom dia!
Não me encontro na mesma situação que você, ainda estou cursando. Quanto à esse desejo de iniciar um negócio próprio como escritório, creio que seja comum a uma grande maioria. Porém, ao menos na minha cidade eu vejo certa dificuldade, pois já existem diversos escritórios consolidados. Já cheguei a conversar com vários professores e profissionais atuantes, e quase com unanimidade, eles me disseram que um escritório de contabilidade leva em média, de um a dois anos para conseguir uma carteira de clientes que te possibilite ao menos "empatar" as contas. Portanto, creio eu que seja mais viável prosseguir no seu atual emprego, mas já se projetar financeiramente para abrir o seu negócio, tendo em vista a possibilidade clara de "fechar no vermelho" no início. Mas seu desejo é totalmente válido e cabível, esse senso empreendedor é extremamente positivo.
Porém como disse, não sou formado e não tenho tanta experiência, mas apenas expus aqui minha opinião.

Hellen Coelho

Hellen Coelho

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 08:58

Bom dia, Camila.

Louvável sua iniciativa e desprendimento em iniciar uma carreira tão cedo, já determinada.

Acredito que para iniciar seu escritório, tens que não só ter conhecimento, mas domínio de todas as áreas.
Ser dono do seu negócio envolvem outras funções além do conhecimento técnico, bem como, atendimento ao cliente, negociações, imprevistos, enfim, tudo que envolva sua empresa estará somente sob sua responsabilidade.

Por outro lado, é uma energia diferente trabalhar pelo que é seu, de fato. E particularmente, penso, que este é o caminho.

Meu conselho, se me permites, é que não se iludas com os benefícios do próprio negócio, terás que trabalhar muito, se atualizar sempre. Adquira todo conhecimento possível hoje. Mas não deixes que as dificuldades abalem seus projetos. Se tens competência e determinação, vá em frente.

Boa sorte e sucesso!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 11:44

Camila, se conseguir paralelamente ir formando seus clientes, acho a opção interessante! Não desista de ter o seu próprio negócio. o tempo dirá. Não vincule seu CRC á CTPS. Nesse ramo, conheço pessoas que etão muito bem de vida e outras sobrevivendo. A diferença esta na pessoa.Não se iluda com emprego, um dia ele passa, e sua carteira de clientes só cresce.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Camila Guimarães

Camila Guimarães

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 13:30

Jefferson de Oliveira Pereira,

Esta questão de haver muitos escritórios consolidados, eu não enxergo como uma barreira, mas sim como uma oportunidade de dar o meu melhor e me destacar dentre eles.
Como já trabalhei em 3 escritórios de contabilidade, posso garantir que são feitos muita coisa errada, existem muitos profissionais que já estão "consolidados" e com isso se acomodam, não procuram estudar, se atualizar, e com isso vão sendo engolidos com o "mercado jovem".
Com certeza levará um certo tempo para que eu tenha retorno financeiro, para que eu faça minha cartela de clientes, mas se eu não começar a pensar nisso agora, esse tempo irá se postergar cada vez mais.
Quando estava estudando, nunca tive essa vontade de ter o meu próprio negócio, mas agora essa veia empreendedora arrebentou dentro de mim. Rs


Hellen Coelho,

Muito obrigada pelo conselho, eu sou uma pessoa muito pé no chão, não me empolgo muito fácil com as coisas, então quanto à não me iludir muito com o meu próprio negócio, já estou bem tranquila. Sei o quanto é difícil, o quanto necessidade de aperfeiçoamento e estudo constante.
Quanto à atendimento ao cliente, negociações, isso vamos aprendendo com a prática, sou uma pessoa bem comunicativa também.

Agnaldo do Espírito Santo,

Isso o que eu penso a princípio, ir conciliando o meu próprio negócio com o meu atual emprego, até pq meu horário de trabalho é bem flexível, somente até as 16:40h de segunda a sexta, então acho que vai ser um pouco mais "tranquilo".
A principio trabalharei no estilo home office, futuramente quando as coisas forem melhorando e minha cartela de clientes aumentando, terei que abrir mão do meu emprego e alugar uma salinha.
Estou colocando nas mãos de Deus, se for pra ser, será!

Obrigada pelos conselhos pessoal.

Atenciosamente,

Camila Silva

"Não tente ser uma pessoa de sucesso. Em vez disso, seja uma pessoa de valor". - Albert Einstein

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.