x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.269

Cálculos trabalhistas - processos judiciais

William

William

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 6 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 09:10

Prezados, bom dia

Gostaria de pedir uma ajuda a todos, estou precisando fazer um cálculo trabalhista para um processo judicial e estou com as seguintes dúvidas:

1 - Eu já vi a utilização dos seguintes índices para fins de atualização monetária e juros: TR, IPCA e INPC, porém qual o correto?

2 - Independente do índice a ser utilizado, o critério de cálculo para fins de atualização monetária e juros, o cálculo é feito de forma simples ou composta?

3 - Alguém tem algum modelo de planilha de excel que possa me fornecer, eu estou fazendo pelo programa gratuito de tribunal mas nem todas as possibilidade estão previstas no programa porque fica muito engessado para fazer o cálculo de vários meses.

Obrigado,

William

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 13:55

Willian, boa tarde.
O índice a ser utilizado e sempre bom consultar o advogado que irá defender a causa, uns utilizam o INPC, outros IPCA, agora a TR essa não e aconselhável isso porque e índice muito baixo, só para você ter uma ideia, existe ação na justiça onde o sindicato solicita junto ao governo a troca da TR pelo INPC com relação ao reajuste da correção do FGTS.
O calculo e feito em separado por verba, ficando fácil de qualquer um entender, a correção ela e composta, onde o valor final e o valor a ser pago naquela data.

rosangela cardoso lira de oliveira

Rosangela Cardoso Lira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 13:59

O ÍNDICE UTILIZADO ATUALMENTE PELA LEI, É A TR.
" aplicação da correção monetária, é utilizada a chamada Tabela Única de Atualização de Débitos Trabalhistas, divulgada pelo site do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e tem como base de índice a TR (Taxa Referencial) prefixada pelo Banco Central, compreendendo o 1º dia do mês corrente ao 1º dia do mês subsequente.

A taxa dos juros de mora, por sua vez, é devida considerando o percentual de 1% ao mês, calculados de forma simples."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.