x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 535

Contabilização de Parcelamento

Emilio Mattos

Emilio Mattos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 08:36

Bom dia, sou estudante de Ciências Contábeis e minha dúvida é a seguinte. (valores expressos de forma apenas para demonstração)

A empresa possui um saldo de R$ 10.000,00 na conta de INSS a Recolher. Ela efetuou a adesão de um parcelamento de INSS no mês 03/2017 com 13 parcelas ref. a esse saldo que ela tinha na conta de INSS. Minhas dúvidas são as seguintes: Eu posso deixar essa conta como está e ir apenas abatendo os valores que constam na guia paga do parcelamento separando valor de INSS e Multa+Juros, ou é necessário fazer um lançamento DEBITANDO ESSA CONTA E CREDITANDO UMA CONTA DE PARCELAMENTOS e a partir daí fazer as compensações? Não irá configurar passivo não circulante pois não ultrapassa o termino do exercício seguinte.

Em resumo: Deixo como está e vou abatendo, ou lanço uma conta específica e depois vou pagando?

Fico no aguardo. Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.