x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 20

acessos 30.186

Sefip Retificadora - Correção % Rat

VERA LUCIA DE OLIVEIRA SOUZA

Vera Lucia de Oliveira Souza

Iniciante DIVISÃO 4
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 10:19

Prezados!


Preciso retificar Sefip que foi entregue com alíquota Rat a menor e calcular a diferença a ser paga:

Diferença: 0,0546
Recolhido: 3,0000
Correto: 3,0546

Alguém sabe como devo proceder?


Grata,

Vera Lucia

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 10:31

Olá Vera Lucia de Oliveira Souza
bom dia,

Bem Vinda ao Contábeis!

De acordo com o Manual SEFIP:

Para correção da informação prestada em tais campos, basta a entrega de uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida. Todos os trabalhadores informados na GFIP/SEFIP apresentada anteriormente devem ser informados na nova GFIP/SEFIP com a Modalidade 9, desde que não apresentem outras incorreções.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
VERA LUCIA DE OLIVEIRA SOUZA

Vera Lucia de Oliveira Souza

Iniciante DIVISÃO 4
há 6 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 17:40



Obrigada pela atenção Vânia.


Fazendo esta retificação com a devida correção do índice o sistema gera GPS com diferenças a serem pagas?


Grata

Vera Lucia

Tuani Mazzotti

Tuani Mazzotti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 10:50

Bom dia!

Estou com o mesmo caso da colega acima, mas fiquei em dúvida quanto a chave.
Como informar a mesma chave?

"basta a entrega de uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta "

Conforme o manual da Sefip a Chave de uma GFIP/SEFIP são os dados básicos que a identificam .

Então nesse caso é só informar uma Sefip que contenha os mesmo dados da original na modalidade 9 com a alíquota do RAT correta e recolher as diferenças em uma guia separada?

Andréa

Andréa

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 09:45

Bom dia
Também estou com mesmo problema.
Tenho que retifcar todo este período de 2012 até 2016.
Dif 0,50


Alguém pode me auxiliar num passo a passo ?

VERA LUCIA DE OLIVEIRA SOUZA

Vera Lucia de Oliveira Souza

Iniciante DIVISÃO 4
há 6 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 10:22

Bom dia!

Vou começar a fazer as retificações é ainda tenho uma duvida vou resgatar os arquivos Backup, tenho que fazer a alteração direto no sefip sabendo que rat correto é 3,0546.

o que devo colocar no SEFIP sabendo que não podemos usar 4 casas decimais

3,05 ou arredondar 3,06.



Grata,

Vera Lúcia

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 11:31

Vera Lucia

De acordo com o Ato Declaratorio Executivo Codac 3/2010, você deve usar no Sefip duas casas SEM ARREDONDAMENTO. No entanto a guia GPS gerada pelo Sefip deve ser desprezada e você deverá calcular a GPS corretamente usando as 4 casas decimais.

Como você está fazendo retificações e, supõe-se, já foi pago algum valor, você então deverá informar no Sefip 3,05 e deverá calcular TODA a guia usando 3,0546 e fazer a subtração do valor já pago para apurar o valor da diferença a recolher.

Estero ter ajudado.

Abraço.

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 junho 2017 | 11:29

Bom dia!

Preciso retificar a SEFIP ref. 05/2017 (apenas inclui a falta de dois funcionários), por coincidência o empregador não efetuou o pagamento da guia de FGTS que venceu ontem. O que devo fazer nesse caso? Como retificar? Nunca fiz esse processo...

Agradeço desde já.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 08:36

Olá Patrícia Egêa
bom dia,

Faça a nova guia incluindo os dois empregados e calcule em atraso.
Irá substituir a anterior.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 10:20

Bom dia Vânia Zaniratto,

Simplesmente faço a transmissão novamente com os dados alterados?
Não preciso marcar nenhuma opção/campo em especifico?
Faço a transmissão de todos funcionários novamente (até dos que não foram alterados)?

Agradeço novamente! Att.

Jaqueline Morais

Jaqueline Morais

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 14:16

Vânia Zaniratto,
boa tarde. Vi que você domina bem o assunto, então venho lhe pedir uma ajuda nesse problema.


É o seguinte, a empresa é uma construtora e incorporadora com CNAE 1410-700 (preponderante) e 4120400 (Secundário). Fiz a GFIP para recolhimento da GPS da seguinte forma:

Cod. Rec 155
Cod. GPS 2208
FPAS 507
Outras Ent. 0079
Alíquota RAT 2%
FAP 2%
RAT Ajustado 4%
Sendo que quando foi enviado a DISO com esses recolhimento na GPS para a Receita Federal, mandaram retificar a Gfip, com o RAT para 3%, blz. Mais o FAP qual devo colocar, (1% ou 2%) ???

Fiz um Simulado no Sefip, quando coloco o FAP 1% o RAT fica calculado 3%, quando altero o FAP para 2%, o calculo do RAT fica 6%.

Desde já agradeço a atenção !!!

Tais

Tais

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 15:22

Boa Tarde,

Estou retificando as GPS pagas com valor do RAT Ajustado menor, e estou com dúvida em como fazer a nova GPS da diferença, pois já foi pago o valor de outras entidades corretamente, sendo assim preciso gerar GPS somente da diferença do RAT+Juros, como proceder, já que se for refazer no SEFIP o sistema vai considerar o terceiros novamente.

Por exemplo:

6 - VALOR DO INSS 136.952,04
9 - VALOR DE OUTRAS ENTIDADES 27.701,36
10 - ATM/MULTA E JUROS 0,00
11 - TOTAL 164.653,40

O valor acima é o que foi pago com RAT ajustado errado, como fazer a apuração do valor com RAT correto e gerar nova GPS sem que haja cobrança do item 9 - outras entidades?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.