x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.578

sindicato Motorista ou Sindicato comercio

PAULO HENRIQUE GOMES PEROBA

Paulo Henrique Gomes Peroba

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 11:02

Boa tarde!!

Gostaria de saber da seguinte duvida, por gentileza:

é o seguinte, tenho uma empresa com a atividade principal de 4644-3/01 - Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano, ou seja todos funcionários da empresa e enquadrado no sindicato do comercio, exceto a farmacêutica que tem sindicato próprio.

Porem surgi a duvida, tenho um motorista que faz entrega dos produtos da empresa da empresa em varias cidades que são remédios essas coisas de medicamento.

o negocio é que tem dois sindicatos que são: sindicato do comercio e sindicato dos transportadores rodoviários, a pergunta é, em qual sindicato devo enquadrar os funcionários motorista? poderia ser no sindicato do comercio mesmo?

Gostaria se possível basear em alguma lei, onde fala que deva seguir qual sindical.

Obrigado!!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 11:05

Paulo Henrique Gomes Peroba

Quando, dentro de uma mesma empresa, existirem funções em categoria diferenciada como neste seu caso, vc deverá seguir o Sindicato da categoria, ou seja, Sindicato dos Motoristas é o correto, pelo mesmo motivo que vc enquadrou os Farmacêuticos no sindicato desta categoria.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Edmar

Edmar

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Técnico
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 11:09

Bom dia Paulo Henrique.

Realmente é uma situação que acontece com várias empresas e geram dúvidas.

O ramo de atividade segue o sindicato do comércio, portanto na lógica deveriam se enquadrar todos os colaboradores neste sindicato.
Esses casos, as vezes, causam até "brigas" entre sindicatos.

Sugiro que entre em contato com o sindicato representante e informe essa situação a fim de colher deles uma confirmação.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.