x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 1.555

Goodwill/Ágio/Fundo de comércio em processo de incorporação

Lucas Felice Cervo

Lucas Felice Cervo

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 15:11

Prezados,

Tenho a seguinte situação hipotética:

A empresa A investiu na empresa B, passando a empresa B a ser sua controlada no ano de 2014. O documento suporte foi um contrato de aquisição.

Na demonstração de 2014 foi registrado o valor no grupo INVESTIMENTOS do Ativo Não Circulante da empresa A (investidora):
- Participação em Sociedade Controlada: 100.000,00

Esses 100 mil reais são compostos por:
- 70.000,00 = valor do patrimônio líquido da empresa B;
- 30.000,00 = ágio por expectativa de rentabilidade futura.

NO ANO SEGUINTE, 2015, ocorreu a INCORPORAÇÃO da empresa B pela empresa A, ou seja, a empresa B deixou de existir e foi incorporada pela empresa A, seu patrimônio foi incorporado ao patrimônio da empresa A, baixando o investimento contra a entrada em imobilizado, estoques, contas a receber, etc.

Minha dúvida é:

- neste momento da incorporação, o que fazer com o Ágio por expectativa de rentabilidade futura (de 30 mil) que estava na conta de investimentos em controlada, permanece ali ou é incorporado também indo para o INTANGÍVEL?

Se alguém puder indicar um material sobre o assunto eu agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.