x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.358

empresa inativa

MARIA E. PINHEIRO

Maria E. Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 15:12

a empresa inativa é obrigada a escriturar e registrar os livros contabeis em cartorio? pois a prefeitura está exigindo q eu leve os livros dos ultimos 5 anos regsitrados em cartorio, e nesse periodo esteve inativa

edson caloni

Edson Caloni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 29 abril 2017 | 10:12

Se a empresa etá inativa não houve qualquer tipo de movimentação financeira e patrimonial, então não há registros contábeis portanto há que se falar em registro de livros contábeis no cartório. Você deve apresentar declaração de inatividade seja por dspj até ano de 2015 e dctf para o ano de 2016 e 2017.
Espero ter ajudado.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 30 abril 2017 | 15:50

Maria E. Pinheiro, tenha em mente que:

1 - mesmo a empresa não apresentado movimentação [o que não procede, porque a simples integralização do capital social nada mais é do que movimentação financeira e patrimonial, já que "capital social" é patrimônio, concorda?] ainda assim deverás proceder os registos do diário e impressão do razão;

2 - na geração do livro diário, este levará consigo: Termo de abertura; lavratura do capital social na conta que registra esse crédito e lavratura da conta caixa/bancos conta movimento como contrapartida.

A Prefeitura de sua jurisdição, está com a razão por tanto, proceda com a impressão dos livros dos últimos 05 - cinco - anos e promova os registros.

É imperativo você entender que uma coisa, são procedimentos contábeis e normas correlatas e outra coisa são obrigações acessórias e correlatas.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.