Contábeis o portal da profissão contábil

19
Sep 2017
22:55
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Obrigatoriedade da entrega da ECF - imunes e isentas

21respostas
1.660acessos

Érica

Usuário Ativo

profissão
mensagens113
pontos818
membro desde23/05/2011
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Terça-Feira, 9 de maio de 2017 às 15:00:34
Boa tarde pessoal.

Faço a contabilidade de uma igreja como Organização Religiosa enquadrada como Imune e gostaria de saber se ela e obrigada a entregar a ECF ref. aos fatos geradores de 2016, pois já tenho ciência que a ECD (Sped contábil) ela não é obrigada conforme a solução de consulta Nº 100, DE 27 DE JANEIRO DE 2017.

Todas as imunes estão obrigada a entregar a ECF? Como vcs fazem?
Jose Carlos Barbosa Pereira

Usuário Estrela de Prata

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens532
pontos3.349
membro desde24/06/2013
cidadeCacapava do Sul - RS
Postada:Terça-Feira, 9 de maio de 2017 às 15:02:54
Érica

Sim todas as Imunes e Isentas sao obrigadas as ECF! Segue o que diz no manual:

1.4. Pessoas Jurídicas Imunes e Isentas
A partir do ano-calendário 2015, todas as pessoas jurídicas imunes ou isentas estão obrigadas a entregar a ECF.
As imunes/isentas (desobrigadas do IRPJ e da CSLL) e que não estejam obrigadas a entregar a ECD deverão preencher os seguintes registros:
Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica
Registro 0010: Parâmetros de Tributação
Registro 0020: Parâmetros Complementares
Registro 0030: Dados Cadastrais
Registro 0930: Identificação dos Signatários da ECF
Registro X390: Origem e Aplicações de Recursos - Imunes e Isentas
Registro Y612: Identificação e Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular.
Observação: No caso do registro 0930, para as imunes/isentas que não estejam obrigadas a entregar a ECD, só será exigida a assinatura do representante legal. Portanto, não será
obrigatória a assinatura do contador.
As imunes/isentas (desobrigadas do IRPJ e da CSLL) e que estejam obrigadas a entregar a ECD, além dos registros acima, também preencherão os blocos C, E, J, K e U (esses blocos serão
preenchidos pelo sistema por meio da recuperação dos dados da ECD). Nessa situação, a assinatura do contador é obrigatória.

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Érica

Usuário Ativo

profissão
mensagens113
pontos818
membro desde23/05/2011
Postada:Terça-Feira, 9 de maio de 2017 às 16:52:58
Vôcê sabe me dizer quais certificados digitais são necessários para transmitir?

Encontrei algumas pesquisas, mas se vc puder me dizer, agradeço.
Diangelis Brandt

Usuário 5 Estrelas

profissãoSupervisor(a) Contabilidade
mensagens199
pontos1.665
membro desde18/09/2012
cidadeTangua - RJ
Postada:Terça-Feira, 9 de maio de 2017 às 17:10:36
Boa tarde Érica,

Para assinar basta utilizar o e-CNPJ da entidade religiosa (ou e-CPF do representante legal da mesma), e o e-CPF do contador. Por enquanto, é dessa forma a assinatura, aconselho aguardar sair novo módulo da ECF para certificar que continua essa regra.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

Contatos:
zap
(21)97209-0070

Usuário Estrela de Prata

mensagens532
pontos3.349
membro desde24/06/2013
Postada:Terça-Feira, 9 de maio de 2017 às 17:32:22
Observação: No caso do registro 0930, para as imunes/isentas que não estejam obrigadas a entregar a ECD, só será exigida a assinatura do representante legal. Portanto, não será obrigatória a assinatura do contador.

Atenciosamente

CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]

Diangelis Brandt

Usuário 5 Estrelas

profissãoSupervisor(a) Contabilidade
mensagens199
pontos1.665
membro desde18/09/2012
cidadeTangua - RJ
Postada:Quarta-Feira, 10 de maio de 2017 às 11:28:08
Bom dia,
para as imunes/isentas que não estejam obrigadas a entregar a ECD

José Carlos, muito boa sua observação pois eu estava falando das empresas obrigadas ao ECD. Inclusive já existe uma condição de obrigatoriedade conforme novo manual SPED ECD 2017 que divulgo abaixo:

""""
Segundo o art. 3o-A da Instrução Normativa RFB no 1.420/2015, também estão obrigadas a adotar a ECD, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2016:

I - as pessoas jurídicas imunes e isentas obrigadas a manter escrituração contábil, nos termos da alínea “c” do § 2º do art. 12 e do § 3º do art. 15, ambos da Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997, que no ano-calendário, ou proporcional ao período a que se refere:

a) apurarem Contribuição para o PIS/Pasep, Cofins, Contribuição Previdenciária incidente sobre a Receita de que tratam os arts. 7º a 9º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, e a Contribuição incidente sobre a Folha de Salários, cuja soma seja superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais); ou

b) auferirem receitas, doações, incentivos, subvenções, contribuições, auxílios, convênios e ingressos assemelhados, cuja soma seja superior a R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). """"

Érica,
Caso essa contabilidade não esteja obrigada, segue o que o nosso colega José Carlos orientou.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

Contatos:
zap
(21)97209-0070

Érica

Usuário Ativo

profissão
mensagens113
pontos818
membro desde23/05/2011
Postada:Quinta-Feira, 11 de maio de 2017 às 20:24:34
Jose Carlos Barbosa Pereira, Diangelis Brandt muito obrigada pelos esclarecimentos enriquecedores.

Tenham um ótimo final de semana, abraços ;)
Rafaelli Marinho

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens27
pontos243
membro desde12/07/2016
cidadeBelem - PA
Postada:Quarta-Feira, 7 de junho de 2017 às 17:16:12
Boa tarde, faço a contabilidade de uma igreja, e o antigo contador nao fez desde o ano de 2014 em diante o envio dos speds, gostaria de saber se tem que ser enviada a do ano de 2014 ate hoje. Eu li os textos acima e fiquei com a seguinte duvida: para saber se a entidade imune ou isenta é obrigada ao envio da ecd sua receita anual tem que ser acima de 1.200.000,00 caso esse valor seja menor nao preciso enviar a ecd, correto?
E se nao preciso enviar a ecd, qual o motivo que me faz enviar a ecf, se a igreja onde faço a contabilidade nao tem funcionários, nao faz folha.

Podem me ajudar, nao entendi muito bem.

Usuário Estrela de Prata

mensagens532
pontos3.349
membro desde24/06/2013
Postada:Quarta-Feira, 7 de junho de 2017 às 17:51:46
Boa tarde Rafaelli

Em 2014 seguia a regra da EFD CONTRIBUIÇÕES!

A partir do ano calendário de 2015 TODAS as IMUNES E ISENTAS se tornaram obrigadas!

Att

JC

Atenciosamente

CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]

Douglas Moreira

Usuário Frequente

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens60
pontos557
membro desde03/07/2012
cidadeAimores - MG
Postada:Quarta-Feira, 7 de junho de 2017 às 17:53:12
Mensagem Editada por Douglas Moreira em 07/06/2017 17:54:11
Olá Rafaelli!
Para a ECD, tem alguns critérios que desobrigam a entrega sim, como você mesmo citou o valor de R$ 1.200.000,00 de doações ou subvenções recebidas, entre outros detalhes.
Agora no caso de ECF, acho que desde o ano calendário 2015, todas as entidades imunes e isentas são obrigadas a entregar o ECF, independente da obrigatoriedade da ECD, preenchendo entre outros o registro x930, se não me engano, e sem entrar em muitos detalhes, salvo melhor entendimento dos demais colegas. No caso de templos religiosos, acho que a adequação pelo IRPJ/RFB é de imunidade tributária.

Edit.:
Enquanto redigia, o colega José Carlos Barbosa Pereira já respondeu corretamente.

Rafaelli Marinho

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens27
pontos243
membro desde12/07/2016
cidadeBelem - PA
Postada:Quarta-Feira, 7 de junho de 2017 às 18:22:48
Obrigada Jose Carlos e Douglas pela ajuda. Mas em relação a esses anos eu preciso ter um registro contabil regular? Me refiro aos lançamentos destes anos. Pois hoje so tenho lançado o ano de 2016, no caso então mesmo enviando a de 2016, quando o cliente me repassar todas os recibos de saída dos anos anteriores e eu fizer o lançamento dos mesmos, vou ter que enviar uma ECF retificadora de 2016, ou nao?

Desde ja, agradeço a ajuda dos colegas, pois é muito válida.
Douglas Moreira

Usuário Frequente

mensagens60
pontos557
membro desde03/07/2012
cidadeAimores - MG
Postada:Quinta-Feira, 8 de junho de 2017 às 08:09:29
Situação meio que interpretativa.
Para 2016, imunes e isentas que não estiverem obrigadas a entregar a ECD, não necessitam de assinatura do profissional contábil (1.4 manual ECF pág. 13). Agora, para poder exercer a profissão de forma regular, sim, independente dos Sped's você tem que ter um registro regular, mas aí é outra questão. Se 2016 você tiver certeza que não precisa da ECD, entregue a ECF, e depois entregue a de 2015, que também é obrigada, e verificar ainda os critérios de obrigatoriedade da ECD também para 2015. Sobre fazer as ECF's retificadoras, dependerá da obrigatoriedade ou não da ECD para 2015. Caso realmente não esteja obrigada, aparentemente não terá motivos para retificar a de 2016, pois não haverá saldos contábeis anteriores a informar.
Pelo menos, com as informações fornecidas, entendo dessa forma. Salvo melhor ajuda dos colegas.
Érica

Usuário Ativo

profissão
mensagens113
pontos818
membro desde23/05/2011
Postada:Quinta-Feira, 22 de junho de 2017 às 13:20:22
Estou com outra dúvida pessoal.

Para imunes e isentas dispensadas da entrega da ECD, e obrigadas a entregar a ECF, o bloco Q 100 - livro caixa é obrigatório ou facultativo para o ano calendário de 2016? Grata
Douglas Moreira

Usuário Frequente

mensagens60
pontos557
membro desde03/07/2012
cidadeAimores - MG
Postada:Quinta-Feira, 22 de junho de 2017 às 13:26:52
Mensagem Editada por Douglas Moreira em 22/06/2017 13:30:14
Q100 Livro caixa, apenas para Lucro Presumido que utilize da prerrogativa informada no manual. Não localizei no manual a informação, mas tenho a resposta do Fale Conosco que fiz na RFB.

Edição.
Localizei no Manual na página 333.

Érica

Usuário Ativo

profissão
mensagens113
pontos818
membro desde23/05/2011
Postada:Quinta-Feira, 22 de junho de 2017 às 14:12:57
Douglas Moreira, eu também pesquisei bastante, mas infelizmente, hoje não temos mts informações sobre as obrigatoriedades das entidades imunes e isentas.

Também acho que este campo não deva ser carregado. Obrigada mesmo.
Douglas Moreira

Usuário Frequente

mensagens60
pontos557
membro desde03/07/2012
cidadeAimores - MG
Postada:Quinta-Feira, 22 de junho de 2017 às 14:21:29
Olá!
No manual tem duas informações que eliminam algumas dessas dúvidas. A primeira na página 333, que a obrigatoriedade do Q100 é para Lucro Presumido com a prerrogativa da Lei 8.981. E na página 13, item 1.4, não há na lista de registros para entidades imunes e isentas o Q100. Nesse caso, as que eu já preenchi desta forma de tributação, realmente no validador não habilitou a inclusão do Q100.
Acho que num prazo próximo, a ECD será obrigatória também para imunes e isentas, sem critérios de não obrigatoriedade como atualmente é, assim como a ECF se tornou obrigatória. Enquanto isso vamos pesquisando, rsrs
Erlon Cavalcante

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens3
pontos141
membro desde21/03/2017
cidadeTeresina - PI
Postada:Sexta-Feira, 23 de junho de 2017 às 08:58:59
Bom dia, colegas.

Trabalhamos com uma organização religiosa e geramos o arquivo no nosso programa (utilizamos o Fortes AC) para importação no Validador do ECF. O arquivo txt foi gerado normalmente(marcamos a opção "livro caixa" uma vez que o envio da ECD não é obrigatório para esse tipo de empresa) mas não conseguimos importar o arquivo no PVA acusando o erro: "Período de Apuração não compatível". Como elimino o erro?

Obrigado.
Edineia Claudia Bellei

Usuário Novo

mensagens5
pontos86
membro desde27/11/2013
cidadeXaxim - SC
Postada:Terça-Feira, 4 de julho de 2017 às 11:37:55
Bom dia
As imunes/isentas (desobrigadas do IRPJ e da CSLL) e que não estejam obrigadas a entregar a ECD deverão preencher os seguintes registros cfe o manual:
Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica
Registro 0010: Parâmetros de Tributação
Registro 0020: Parâmetros Complementares
Registro 0030: Dados Cadastrais
Registro 0930: Identificação dos Signatários da ECF
Registro X390: Origem e Aplicações de Recursos - Imunes e Isentas
Registro Y612: Identificação e Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular.

Mas quando você preenche a ECF, os registros Q100 Livro caixa- U100 Balanço patrimonial- U150 DRE ficam habilitados p/ preenchimento, mas segundo o manual não é obrigatório.
Se eu deixar em branco será que poderei ter problemas com esta declaração ?
Estefânia

Usuário Iniciante

profissão
mensagens51
pontos567
membro desde02/02/2012
cidadeManhuacu - MG
Postada:Quarta-Feira, 12 de julho de 2017 às 18:41:05
Boa noite a todos! Partilho da mesma dúvida da nossa colega Edineia Claudia, alguém poderia nos ajudar?
Desde já agradeço.
profissãoAccount Manager
mensagens5
pontos93
membro desde14/02/2014
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 13 de julho de 2017 às 12:10:45
Boa Tarde. Se a entidade está declarando:

- Tipo de Escrituração "L" - Livro Caixa
- Forma de Tributação: 8 ou 9 (imunes ou isentas)
- Existência de Atividade Tributada pelo IRPJ:"D" - Desobrigada
- Forma de Apuração CS: "D" - Desobrigada

Segundo o que diz o manual da ECF Pg 49, o Balanço e a DRE são de preenchimento facultativo.

Em conversa com outros contadores, eles estão enviando entidades nessas condições com valores zerados.

Estefânia

Usuário Iniciante

profissão
mensagens51
pontos567
membro desde02/02/2012
cidadeManhuacu - MG
Postada:Quinta-Feira, 13 de julho de 2017 às 13:27:16
Muito obrigada Ronaldo. Então de valores esta obrigada somente o Registro X390.
profissãoAccount Manager
mensagens5
pontos93
membro desde14/02/2014
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 13 de julho de 2017 às 13:54:56
Sim Estefânia, Exatamente.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.29 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César