Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 1.890

Contabilização dúvidas

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 14:33


Caros, boa tarde.

1 - Minha empresa é uma indústria de forminhas de papéis e compra cola em KG. Essa cola é para colar as forminhas. Eu contabilizo de qual forma essa entrada de cola? Obrigada

2 - Minha empresa é uma indústria de forminhas de papéis e compra durex. Esse durex é para colar as caixas onde se coloca as forminhas. Eu contabilizo de qual forma essa entrada de durex? Obrigada

Essas duas aquisiçoes são consideradas Materia Prima?

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 junho 2017 | 09:57

Olá Juliana,

Acredito que esta altura já tenha solucionado a questão...compartilhe conosco sua resposta para enriquecimento do Forum.

Deve observar a quantidade que é usada em cada uma, pois tem duas formas de contabilização

1) Pela aquisição da Materia Prima
D - Estoque ( Coloa ) 5KG
C - Fornecedor

D - Estoque ( Durex)
C - Fornecedor

Pela utilização de Materia Prima 1 KG

D - Custos dos Produtos Vendidos.
C - Estoque

2)
D Compra de mercadoria ( Resultado)
C - Fornecedor

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 15:41

Daniel, boa tarde.

Pode acreditar que não solucionei ainda não.

E desculpe - me, mas compreendi o que quis dizer.

Pode me explicar da forma mais simples possível?

Desde já agradeço.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 09:46

Ola Juliana

1 - Minha empresa é uma indústria de forminhas de papéis e compra cola em KG. Essa cola é para colar as forminhas. Eu contabilizo de qual forma essa entrada de cola?
Pela aquisição de 5KG
a) D - Estoque ( Cola)
C - Fornecedor

Pela quantidade usada 1KG
D - Custos dos Produtos ( CR )
C - Estoque

ou
Pela aquisição de 5KG
b) D - Custos dos Produtos ( CR )
C - Fornecedor



2 - Minha empresa é uma indústria de forminhas de papéis e compra durex. Esse durex é para colar as caixas onde se coloca as forminhas. Eu contabilizo de qual forma essa entrada de durex?
Idem ao exposto acima

Essas duas aquisiçoes são consideradas Materia Prima?

Sim sao materias primas

Conforme sugestão do link abaixo, os lançamentos são diretamente no resultado conforme sugerido no item" b" acima.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/comprainsumosprod.htm

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 09:53

Daniel, bom dia.

Obrigada pela sua resposta. Entretanto, o que não consigo entender é o seguinte.:

Eu contabilizaria assim.:

Quando eu recebo a nota fiscal
D - Despesas com Produção
C - Fornecedores à pagar

Quando eu pago a duplicata referente a nota fiscal
D - Fornecedor à pagar
C - Banco C/ Movimento

Não entendi o seu lançamento abaixo?
Pela quantidade usada 1KG
D - Custos dos Produtos ( CR )
C - Estoque
Tenho que fazer a baixa quando usam a cola??? Pois, não tenho o controle do que é usado na fábrica....

Pode me ajudar?
Muito Obrigada

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 11:09

Entendi,

Os seus lançamentos estão corretos, mas devem classificar a como Custo de Produção e não despesas.

Os meus lançamentos são para empresas que possuem controle minucioso das materias-primas utilizadas.

vc viu a materia do link ele sugere também lançar no resultado direto.

Esperto ter ajudado.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 16:02

Oi Daniel, boa tarde.

Eu novamente nesse tópico com dúvidas.

É que esta sendo implantada a escrituração e contabilidade de uma empresa que nunca teve.

Quanto aos lançamentos acima, ok compreendi e concordo. Estou pensando aqui, como vai ficar o meu ativo?

Pois quando eu comprar a materia prima, irei lançar como custo de produção.
Mas e no caso da venda, como irei baixar o estoque?

Por exemplo quando eu for vender os produtos acabados o lançamento ficaria assim.:

Das vendas.:

D= Clientes
C= Receita com Vendas

Eu acho que ficaria assim, mas no final do fechamento balanço, dre, e os demais relatórios contábeis eu não teria algum problema?

E a conta estoque, do ativo, como ela ficaria

Daniel, mais uma coisa, no caso tudo o que for compra de materia prima para industrialização tenho que contabilizar como CUSTO DE PRODUÇÃO, correto?

Por favor, se puder me ajude

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 08:54

Juliana

Geralmente quando se trata de Industria, eles possuem ficha de custo, onde demonstra todo o processo ocorrido na produção.

A conta do Ativo deve possui as contas
Estoque - Materia Prima
Produtos em elaboração
Produtos Acabados....

O custo só é reconhecido após a venda, voce deve sim lançar no resultado, mas transferi para o Ativo e quando efetuar a venda lançar o custo referente a venda no resultado.

Se vc lançar o custo antes das vendas a informação ficara distorcida.

Verifique e confirme com seu gestor.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 09:16

Daniel, bom dia.

Agradeço pela sua resposta e também pela disposição para me responder.

Me desculpe, pela dificuldade que eu tenho em compreender, mas pode me exemplificar o que você disse acima?

Pelo que entendi quando eu

COMPRO A MATÉRIA PRIMA E DEMAIS INSUMOS:

D= CUSTO DE PRODUÇÃO
C= FORNECEDORES

QUANDO EU VENDO OS PRODUTOS PRONTOS.:

D= CLIENTES
C= RECEITA COM VENDAS

No caso então isso que eu demonstrei acima está errado?? Porque estou vendendo algo e não tenho estoque, ou na verdade não estou baixando o estoque é isso??

Pode me exemplificar um jeito que ficaria correto? E caso possível, me explicar alguma maneira que posso ter a contabilidade sem distorções? Mas controlando o estoque de um outro jeito?

Pois, lá no inicio da nossa conversa entendi que fosse possível, contabilizar uma empresa que não controla estoque e sinceramente agora acho que desentendi tudo... por favor, se possível pode me ajudar?

Desde já agradeço muito, muito.




DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 14:48

No caso então isso que eu demonstrei acima está errado?? Porque estou vendendo algo e não tenho estoque, ou na verdade não estou baixando o estoque é isso??

Está correto o que vc fez, entetanto minha duvida como vc vende aquilo que não tem estoque e se vc vende tem que baixar o estoque.

Pode me exemplificar um jeito que ficaria correto? E caso possível, me explicar alguma maneira que posso ter a contabilidade sem distorções? Mas controlando o estoque de um outro jeito?

Primeiramente fica dificil pq como uma industria ou pequena industria não controla o estoque o que já demonstra que a empresa não está cumprindo com as normas e leis contabeis tributarias

Aqui!!! nas empresas que trabalhos por ser comercio controlamos o estoque no resultado
Temos a conta no ativo-mercadoria para revenda e o estoque inicial e final ficam no resultado a diferença seria o nosso custo.
O cliente no encaminha o controle de estoque para efetuarmos os registros

agora e tratando de industria ou pequena industria eles teriam que ter um mapda ou planilha dos itens em processo, materia prima e itens acabados.

Mas já que vc não possui estas informações os lançamentos que voce fez estão corretos, entretanto não é o ideal de uma contabilidade deste tipo de ramo de atividade.

Voce chegou tirar essas duvidas com seu gestor ele chegou alguma conclusão?

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 08:36

Ola Daniel, bom dia.

Obrigada pelas suas respostas.

Quanto a sua pergunta, na empresa não tem controle de estoque nenhum, então conversando com o responsável foi solicitado que acertemos tudo o que esta divergente. É isso que estou tentado fazer rs.

No caso Daniel, se eu optar pela contabilização no formato .:

COMPRO A MATÉRIA PRIMA E DEMAIS INSUMOS:

D= CUSTO DE PRODUÇÃO
C= FORNECEDORES

QUANDO EU VENDO OS PRODUTOS PRONTOS.:

D= CLIENTES
C= RECEITA COM VENDAS

No caso eu teria que em algum momento fazer um lançamento a título de estoque, correto? Acredito que esse seria talvez um lançamento mensal com a somatória dos produtos vendidos no total dentro daquele período estou certa? Se sim, poderia me ajudar como seria esse lançamento ? E se possível me explicar ?

Daniel, estou verificando a possibilidade de iniciarmos o controle do estoque da forma que citou sendo.: matéria prima, produtos em elaboração e produtos acabados para a revenda....

Caso de certo, como eu faria para contabilizar esses três "setores", seria assim ?

1 -Comprei a matéria prima - debito estoque materia prima- credito fornecedores a pagar
2- Entreguei para o setor que corta a materia prima, por exemplo, um rolo de tecido - credito de materia prima - debito produtos em elaboração
3- A materia prima já passou por todo o processo de produção e o produto esta pronto para ser vendido - credito de produtos em elaboração-debito de produtos acabados

Seria da forma que coloquei acima?
E esses lançamentos seriam só no fianl do mês ou diariamente?

E para começar a contabilidade nesse formato eu teria também que.:

Contar produtos em estoque pronto para vender
Contar materia prima não utilizada
e como eu faria para mensurar o valor do que ja esta em produção e também como seriam feitos para encontrar o valor de cada lançamento?

Desculpe por tantas dúvidas é que não tenho ninguém para me ajudar a não ser aqui no portal e pesquisando pela internet.




DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:34

Juliana,

No caso eu teria que em algum momento fazer um lançamento a título de estoque, correto? Acredito que esse seria talvez um lançamento mensal com a somatória dos produtos vendidos no total dentro daquele período estou certa? Se sim, poderia me ajudar como seria esse lançamento ? E se possível me explicar ?

Correto!!! Pode proceder assim, mas o estoque sempre vau ficar com o saldo zero ou se souber o valor com antecedencia pode registrar antes da venda para sempre a conta de Estoque ficar com saldo.
Uma sugestão seria lançar
D -Estoque
C - Fornecedores

Na venda
D - Custo de Produção
C - Estoque

-Comprei a matéria prima - debito estoque materia prima- credito fornecedores a pagar
2- Entreguei para o setor que corta a materia prima, por exemplo, um rolo de tecido - credito de materia prima - debito produtos em elaboração
3- A materia prima já passou por todo o processo de produção e o produto esta pronto para ser vendido - credito de produtos em elaboração-debito de produtos acabados

Seria da forma que coloquei acima?
E esses lançamentos seriam só no fianl do mês ou diariamente?

Está correto!!!Sim!!! seriam só final do mes, mas se vc quizer fazer quinzenalmente ou semanalmente também pode, para não ficar o trabalho oneroso.

Para começar a contabilidade nesse formato eu teria também que.:

1. Contar produtos em estoque pronto para vender.
2. Contar materia prima não utilizada.
3. Como eu faria para mensurar o valor do que ja esta em produção e também como seriam feitos para encontrar o valor de cada lançamento?

1. Correto
2. Correto
3.Esta informação o gerente ou diretor da empresa deve possui uma planilha de formação de preço com os detalhes de compra, e custos inerentes ao processo produtivo.clique aqui

Não esqueça de cobrar por todo este trabalho que você terá fora os honorários fixos.

Não esqueça de escriturar uma Ata com todos os problemas encontrados nesta empresa e pedir aos sócios para assinarem, para que você e seu escritórios se resguarde.


Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:14

Nossa Daniel, obrigadíssima!!! Você de fato tem colaborado muito para eu entender como seguir em frente!

Na verdade Daniel, não tenho escritório não rs, sou funcionária interna dessa empresa e, estou tentando aprimorar a dinâmica e metodologia. O problema é que por ser Simples o contador anterior, nunca manteve nenhum tipo de escrituração. Enfim, nós que trabalhamos nessa área devemos sempre fazer o nosso melhor e é isso que estou tentando fazer. Como fiz técnico em contabilidade em 2009, estou tentando aplicar um pouco do que aprendi.

Mas voltando Daniel, só para concluir, gostaria de pedir gentilmente um feedback de tudo o que eu entendi da sua explicação e, se eu estiver errada por favor, queira me corrigir.

NO CASO DE ENTRADA, COM CONTROLE DE ESTOQUE

Então, a empresa por ser indústria deveria manter o controle de estoques através de ficha de estoque, separada por "setores" Materia Prima que entrou, Matéria Prima que entrou em Elaboração e Produtos Acabados que são aqueles prontos para a venda. O valor na entrada da materia prima de entrada seria lançado como D-MP C-FORNECEDORES pelo valor que constar na nota fiscal da compra. Quando essa MP entrar em produção deveria fazer o lançamento D- P. ELAB C- MP ainda utilizando o valor da nota fiscal da compra e, finalmente quando o produto estiver pronto para ser vendido lançar D-Prd. ACAB C-P. ELAB, já esse lençamento seria com o valor do meu preço de venda, exemplo compro uma materia prima por R$ 1,00 depois de todo o processo de produção e ele já pronto para a venda eu oferto ele ao meu cliente no valor de R$ 5,00, então no caso esse meu ultimo lançamento seria com o meu preço.

NO CASO DA VENDA, COM CONTROLE DO ESTOQUE

D= CLIENTES
C= RECEITA COM VENDAS

BAIXA DO ESTOQUE

D= CUSTO DE PRODUÇÃO ( ATRAVÉS DA FICHA)
C= ESTOQUE (ATRAVÉS DA FICHA)


NO MEU CASO EM ESPECÍFICO AGORA, SEM CONTROLE DE ESTOQUE

Não vou baixar estoque, pois, não o tenho.

NA COMPRA DA MATÉRIA PRIMA

D= CUSTO DE PRODUÇÃO
C= FORNECEDORES

NA VENDA PARA O CLIENTE

D= CLIENTES
C= RECEITA COM VENDAS

Aí no final de cada mês, ou pode ser no final do ano? DEVO, fazer os lançamentos que você me sugeriu, conforme abaixo.:

PARA ACERTAR O ESTOQUE
D= ESTOQUE
C=FORNECEDORES

VENDA
D= CUSTO DE PRODUÇÃO
C= ESTOQUE

Daniel, não entendi os seus lançamentos, pois, na verdade toda a nota de saída, ou seja, venda já irei contabilizar como .: D=CLIENTES (DIREITO A RECEBER) C= RECEITA DE VENDAS e, no caso da nota de compra da matéria prima já irei também contabilizar como.: D=CUSTO DE PRODUÇÃO C= FORNECEDORES A PAGAR

Os lançamentos acima sugeridos, não duplicaria os valores?? E de onde eu pegaria esses valores?? Pegaria dos próprios lançamentos já contabilizados?

Se possível, pode me fazer um exemplo dos lançamentos ? Colocando contabilizando por um determinado período vendas e compras e depois demonstrar o lançamento do acerto do estoque, para eu identificar os valores como fecha no final???

Com tudo isso eu fecho e peço que Deus te abençoe muito por me ajudar.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:40

Juliana,

Parabéns pelo seu empenho e dedicação, os lançamentos que informei são para acertar o estoque, devem ser feito mes mes, afinal todo mes possui venda.

Ao inves de vc lançar para Custo Direto, passe pelo estoque, é apenas mais uma passagem, no final o Estoque vair ficar zerado), depois que vc tiver certinho o Estoque todo mes ele vai diminuir ou aumentar dependendo do volume de vendas.

Os lançamentos acima sugeridos, não duplicaria os valores?? E de onde eu pegaria esses valores?? Pegaria dos próprios lançamentos já contabilizados?
Os valores seriam da notas fiscais de compra mesmo.

Na verdade voce só vai fazer mais um lançamento
D - Estoque
C - Fornecedores

E depois vc lança
D - Custo
C - Estoque
Considere apenas este lançamento o que vc sugeriu será alterado para o do exemplo acima.

Se possível, pode me fazer um exemplo dos lançamentos ? Colocando contabilizando por um determinado período vendas e compras e depois demonstrar o lançamento do acerto do estoque, para eu identificar os valores como fecha no final???


Vamos desde o começos
EM X1 vc comprou R$ 1.000
D - Estoque ( materia prima)
C - Fornecedores

Em X2 vc mandou uma parte para elaboração R$ 500,00
D- Produtos em elaboração
C - Estoque (MP)

Em x3 vc efeutou o acabamento está pronto para venda R$ 500,00
D - Produtos Acabados
C -Produto em elaboração

Em x4 vc vendeu por R$ 3.000
D - Clientes 3.000
C - Vendas 3.000

D - CMV R$ 500,00
C - Estoque
* nao esquecer dos tributos recuperaveis e houver

Bem acredito que agora ficou mais claro.

Seria até interessante a empresa contratar um consultor de custos para implantar os procedimentos de contabilização e formação de preço dos produtos com as fichas de estoque, verifique com seus gestor ou diretor da empresa esta possibilidade. Pode até fazer um orçamento deste processo de implantação.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 15:36

Daniel, boa tarde.

No caso, o exemplo que você me deu acima, dos lançamentos seria para empresa com controle de estoque e por setores, correto?

Na hora que escrevi, não deixei claro que gostaria do exemplo no meu caso, sem o controle, justamente pq não entendi os lancamentos do acerto do estoque...

Poderia fazer essa gentileza?

E muito obrigada,de coração!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.