Nossa Daniel, obrigadíssima!!! Você de fato tem colaborado muito para eu entender como seguir em frente!
Na verdade Daniel, não tenho escritório não rs, sou funcionária interna dessa empresa e, estou tentando aprimorar a dinâmica e metodologia. O problema é que por ser Simples o contador anterior, nunca manteve nenhum tipo de escrituração. Enfim, nós que trabalhamos nessa área devemos sempre fazer o nosso melhor e é isso que estou tentando fazer. Como fiz técnico em contabilidade em 2009, estou tentando aplicar um pouco do que aprendi.
Mas voltando Daniel, só para concluir, gostaria de pedir gentilmente um feedback de tudo o que eu entendi da sua explicação e, se eu estiver errada por favor, queira me corrigir.
NO CASO DE ENTRADA, COM CONTROLE DE ESTOQUE
Então, a empresa por ser indústria deveria manter o controle de estoques através de ficha de estoque, separada por "setores" Materia Prima que entrou, Matéria Prima que entrou em Elaboração e Produtos Acabados que são aqueles prontos para a venda. O valor na entrada da materia prima de entrada seria lançado como D-MP C-FORNECEDORES pelo valor que constar na nota fiscal da compra. Quando essa MP entrar em produção deveria fazer o lançamento D- P. ELAB C- MP ainda utilizando o valor da nota fiscal da compra e, finalmente quando o produto estiver pronto para ser vendido lançar D-Prd. ACAB C-P. ELAB, já esse lençamento seria com o valor do meu preço de venda, exemplo compro uma materia prima por R$ 1,00 depois de todo o processo de produção e ele já pronto para a venda eu oferto ele ao meu cliente no valor de R$ 5,00, então no caso esse meu ultimo lançamento seria com o meu preço.
NO CASO DA VENDA, COM CONTROLE DO ESTOQUE
D= CLIENTES
C= RECEITA COM VENDAS
BAIXA DO ESTOQUE
D= CUSTO DE PRODUÇÃO ( ATRAVÉS DA FICHA)
C= ESTOQUE (ATRAVÉS DA FICHA)
NO MEU CASO EM ESPECÍFICO AGORA, SEM CONTROLE DE ESTOQUE
Não vou baixar estoque, pois, não o tenho.
NA COMPRA DA MATÉRIA PRIMA
D= CUSTO DE PRODUÇÃO
C= FORNECEDORES
NA VENDA PARA O CLIENTE
D= CLIENTES
C= RECEITA COM VENDAS
Aí no final de cada mês, ou pode ser no final do ano? DEVO, fazer os lançamentos que você me sugeriu, conforme abaixo.:
PARA ACERTAR O ESTOQUE
D= ESTOQUE
C=FORNECEDORES
VENDA
D= CUSTO DE PRODUÇÃO
C= ESTOQUE
Daniel, não entendi os seus lançamentos, pois, na verdade toda a nota de saída, ou seja, venda já irei contabilizar como .: D=CLIENTES (DIREITO A RECEBER) C= RECEITA DE VENDAS e, no caso da nota de compra da matéria prima já irei também contabilizar como.: D=CUSTO DE PRODUÇÃO C= FORNECEDORES A PAGAR
Os lançamentos acima sugeridos, não duplicaria os valores?? E de onde eu pegaria esses valores?? Pegaria dos próprios lançamentos já contabilizados?
Se possível, pode me fazer um exemplo dos lançamentos ? Colocando contabilizando por um determinado período vendas e compras e depois demonstrar o lançamento do acerto do estoque, para eu identificar os valores como fecha no final???
Com tudo isso eu fecho e peço que Deus te abençoe muito por me ajudar.